Após tantos rumores, enfim ouvimos uma confirmação de que o novo Ford Mustang realmente será apresentado no ano que vem. Ali Jammoul, diretor do programa de veículos da Ford Performance e Icons, disse ao site australiano Wheels que a nova geração do esportivo chegará em 2023. E, não só isso, pois disse que manterá o motor V8, porém deve receber um sistema eletrificado.

"A nova geração em que estamos trabalhando agora será lançada ano que vem, em 2023, e será excelente", disse Jammoul ao Wheels. Ele não indica quando exatamente devemos ver o novo Mustang. Rumores sugerem que o cupê já chegará aos Estados Unidos como modelo 2024, então deve desembarcar nas concessionárias por lá no 2º semestre, enquanto a apresentação pode acontecer alguns meses antes.

Galeria: Ford Mustang GT 2024 em testes

Enquanto o motor V8 continuará sob o capô, Jammoul indica que a Ford está reduzindo as emissões de poluentes do propulsor. "O que precisamos fazer, entretanto, é deixar o V8 mais ecológico e precisamos ter certeza de que atende às regulações. E isto é algo no que estamos absolutamente trabalhando e certamente teremos na nova geração do Mustang", disse o executivo.

Esta declaração parece estar alinhada com os rumores de que o novo Mustang teria uma assistência híbrida. A reportagem do Wheels ainda dica que o esportivo deve utilizar o V8 para mover as rodas traseiras, enquanto um propulsor elétrico ficaria no eixo dianteiro. O resultado é o primeiro Mustang de tração integral já feito.

Por outro lado, o executivo foi mais vago ao falar sobre o Mustang com uma transmissão manual. "Então eu não posso te dizer que o câmbio manual está aqui apra ficar, mas é claro que teremos mais eletrificação, e que os manuais não estarão aqui no futuro", explica Jammoul.

E quanto as rumores sobre um Mustang totalmente elétrico? Segundo Jammoul, é uma possibilidade: "O mercado está claramente movendo para a eletrificação e estamos comprometidos em ter mais carros de alta performance que também são elétricos. Isto será usado também para o nome Mustang? Talvez."

Com os protótipos nas ruas, os flagras mostram que o carro não fugirá muito do estilo e das formas atuais, com um capô logo e uma traseira curta. A frente aparenta usar uma grade bem larga e faróis pontiagudos. Seguirá com uma versão conversível e a Ford prepara uma versão GT3 para competir nos Estados Unidos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com