Depois de aproximadamente 10 anos de ausência, o compacto Colt, da Mitsubishi, se apronta para retornar completamente reformulado ao mercado europeu. Considerado um dos nomes mais conhecidos da marca japonesa na região, o modelo voltará às lojas com importante papel estratégico a ser desempenhado, sendo uma das principais apostas da empresa para crescer na Europa. Nessa empreitada, terá apoio direto da parceira de grupo Renault.

A francesa, inclusive, vem sendo apontada como peça-chave para manutenção e expansão da Mitsubishi no mercado europeu. Tanto é que o novo Colt será diretamente baseado em um modelo da Renault, no caso o Clio. Nesse sentido, tudo indica que a estratégia adotada será de badge engineering, que consiste na prática de comercializar um mesmo veículo sob duas ou mais marcas diferentes.

Galeria: Novo Mitsubishi Colt - Teaser

Teaser divulgado revela que o Colt 2023 terá dianteira agressiva e alinhada com a nova identidade da Mitsubishi, mas com laterais idênticas às do Clio. Os vincos são exatamente os mesmos, assim como as maçanetas das portas traseiras camufladas na coluna. A traseira não aparece, mas também não deve mudar muito em relação ao carro original. Em resumo, apenas a dianteira será reformulada para ganhar personalidade e gerar diferenciação.

A plataforma será a mesma CMF-B, amplamente usada no grupo Renault. É modular e adaptada para receber conjuntos eletrificados. Não por acaso, o Colt 2023 aparece no teaser com o emblema "Hybrid EV", indicando que terá versão híbrida. Certamente usará a mesma mecânica do Clio E-Tech Hybrid, que combina motor 1.6 aspirado a gasolina com um propulsor elétrico. A potência combinada é de 140 cv, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.

Mitsubishi Colt 2011
Colt 2011...
Mitsubishi Colt 2011
...em versão Ralliart

Novo ASX também será Renault

Além do Colt, a Mitsubishi lançará na Europa a nova geração do ASX. Também será construído sobre a plataforma modular CMF-B e, neste caso, dividirá diversos componentes com o Renault Captur europeu (uma geração à frente do modelo vendido no Brasil). Será lançado por lá no início de 2023 como rival de Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Jeep Renegade e Opel Mokka.

Novo Mitsubishi ASX 2023 - Teasers
Novo Mitsubishi ASX 2023
Envie seu flagra! flagra@motor1.com