Um dos maiores mercados do continente europeu, a Espanha não vive um bom momento quando o assunto é venda de veículos novos. De acordo com a ANFAC, entidade que representa os fabricantes no país, foram comercializadas no em março apenas 59.920 unidades, 30,2% a menos do que há um ano e quase 51% abaixo do registrado em 2020, período pré-pandemia. O acumulado, de 164.399 unidades, é quase 12% inferior ao de 2021.
Entre as montadoras, o destaque absoluto do mês passado foram as sul-coreanas. Com 5.243 unidades, a Kia assumiu pela 1ª vez a liderança geral, sendo a única entre as dez primeiras a avançar na comparação com o ano passado (+21%). Quase 150 unidades à frente da Peugeot (4.404), a Hyundai (4.548) assegurou uma inédita dobradinha das asiáticas.
Maior marca local, a Seat (4.007), superada por VW (4.335) e Toyota (4.098), ficou fora do top 5 – no ano, é apenas a 4ª colocada, segundo o Best Selling Cars Blog. Oitava, a Mercedes (3.023) foi a nº 1 entre as marcas premium. Fechando o top 10, a Tesla (944) foi a campeã de crescimento nos últimos doze meses (+217%).
POS. | MARCA | MAR.22 | % MERCADO 2022 | MAR.21 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 |
1º | KIA | 5.243 | 3,2% | 4.337 | 2,3% | 20,9% |
2º | HYUNDAI | 4.548 | 2,8% | 5.409 | 2,9% | -15,9% |
3º | PEUGEOT | 4.404 | 2,7% | 8.687 | 4,7% | -49,3% |
4º | VOLKSWAGEN | 4.335 | 2,6% | 5.278 | 2,8% | -17,9% |
5º | TOYOTA | 4.098 | 2,5% | 5.601 | 3,0% | -26,8% |
6º | SEAT | 4.007 | 2,4% | 5.007 | 2,7% | -20,0% |
7º | CITROËN | 3.382 | 2,1% | 6.359 | 3,4% | -46,8% |
8º | MERCEDES-BENZ | 3.023 | 1,8% | 4.170 | 2,2% | -27,5% |
9º | RENAULT | 2.552 | 1,6% | 4.623 | 2,5% | -44,8% |
10º | AUDI | 2.505 | 1,5% | 3.753 | 2,0% | -33,3% |
11º | FORD | 2.450 | 1,5% | 3.257 | 1,8% | -24,8% |
12º | OPEL | 2.342 | 1,4% | 3.528 | 1,9% | -33,6% |
13º | BMW | 2.136 | 1,3% | 3.108 | 1,7% | -31,3% |
14º | FIAT | 1.807 | 1,1% | 3.793 | 2,0% | -52,4% |
15º | NISSAN | 1.758 | 1,1% | 3.765 | 2,0% | -53,3% |
16º | DACIA | 1.521 | 0,9% | 2.755 | 1,5% | -44,8% |
17º | CUPRA | 1.348 | 0,8% | 747 | 0,4% | 80,5% |
18º | MAZDA | 1.249 | 0,8% | 1.103 | 0,6% | 13,2% |
19º | SKODA | 1.162 | 0,7% | 3.132 | 1,7% | -62,9% |
20º | TESLA | 944 | 0,6% | 298 | 0,2% | 216,8% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 59.920 | 36,4% | 85.817 | 46,1% | -30,2% |
| ACUMULADO | 164.399 | 100,0% | 186.055 | 100,0% | -11,6% |
O ótimo desempenho das sul-coreanas também se refletiu no ranking de modelos: preferido no país em dezembro, o Hyundai Tucson (2.245), 2º colocado no geral em 2021, foi o preferido no mês passado. Com forte queda (-41%), o vice-líder Peugeot 208 (1.709) viu a aproximação do VW T-Roc (1.578), líder entre os SUVs / crossovers.
Em inédito 5º lugar – a melhor colocação já alcançada em qualquer mercado global -, o Cupra Formentor (1.261) mais do que dobrou as vendas do ano passado. Melhor entre os Seat, o Arona (1.108) foi o 7º colocado. Terceiro mais vendido em 2021, o Dacia Sandero (819) foi apenas o 20º, perdendo quase metade de seus compradores. Perto do top 20, o Tesla Model 3 (792) cresceu mais do que qualquer outro modelo da lista (+168%).
POS. | MODELO | MAR.22 | % MERCADO 2022 | MAR.21 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 |
1º | HYUNDAI TUCSON | 2.245 | 3,7% | 2.047 | 2,4% | 9,67% |
2º | PEUGEOT 208 | 1.709 | 2,9% | 2.898 | 3,4% | -41,03% |
3º | VW T-ROC | 1.578 | 2,6% | 1.229 | 1,4% | 28,40% |
4º | CITROËN C3 | 1.386 | 2,3% | 2.740 | 3,2% | -49,42% |
5º | CUPRA FORMENTOR | 1.261 | 2,1% | 592 | 0,7% | 113,01% |
6º | TOYOTA C-HR | 1.165 | 1,9% | 1.289 | 1,5% | -9,62% |
7º | SEAT ARONA | 1.108 | 1,8% | 1.256 | 1,5% | -11,78% |
8º | PEUGEOT 3008 | 1.098 | 1,8% | 1.895 | 2,2% | -42,06% |
9º | SEAT ATECA | 1.097 | 1,8% | 1.234 | 1,4% | -11,10% |
10º | FIAT 500 | 1.088 | 1,8% | 2.221 | 2,6% | -51,01% |
11º | KIA SPORTAGE | 1.086 | 1,8% | 978 | 1,1% | 11,04% |
12º | OPEL CORSA | 1.035 | 1,7% | 2.097 | 2,4% | -50,64% |
13º | KIA STONIC | 977 | 1,6% | 876 | 1,0% | 11,53% |
14º | SEAT IBIZA | 973 | 1,6% | 866 | 1,0% | 12,36% |
15º | TOYOTA COROLLA | 968 | 1,6% | 1.450 | 1,7% | -33,24% |
16º | KIA NIRO | 898 | 1,5% | 719 | 0,8% | 24,90% |
17º | CITROËN C4 | 892 | 1,5% | 1.406 | 1,6% | -36,56% |
18º | CITROËN C3 AIRCROSS | 854 | 1,4% | 1.263 | 1,5% | -32,38% |
19º | NISSAN QASHQAI | 842 | 1,4% | 2.310 | 2,7% | -63,55% |
20º | DACIA SANDERO | 819 | 1,4% | 1.524 | 1,8% | -46,26% |
21º | RENAULT CAPTUR | 815 | 1,4% | 1.133 | 1,3% | -28,07% |
22º | TESLA MODEL 3 | 792 | 1,3% | 296 | 0,3% | 167,57% |
23º | TOYOTA YARIS | 779 | 1,3% | 1.191 | 1,4% | -34,59% |
24º | VW T-CROSS | 756 | 1,3% | 1.053 | 1,2% | -28,21% |
25º | PEUGEOT 2008 | 747 | 1,2% | 1.535 | 1,8% | -51,34% |
26º | AUDI Q3 | 734 | 1,2% | 929 | 1,1% | -20,99% |
27º | MERCEDES GLC | 728 | 1,2% | 544 | 0,6% | 33,82% |
28º | HYUNDAI KONA | 720 | 1,2% | 1.096 | 1,3% | -34,31% |
29º | KIA XCEED | 709 | 1,2% | 516 | 0,6% | 37,40% |
30º | FORD KUGA | 681 | 1,1% | 524 | 0,6% | 29,96% |