Representante do grupo General Motors no segmento de veículos de baixo custo, a chinesa Wuling não deve demorar para colocar no mercado inédito hatchback de porte compacto. Conforme adiantam estas imagens de patente, o projeto já está praticamente pronto e o modelo com design finalizado. Será vendido inicialmente na China e, em mercados exteriores, chegará sob a bandeira da marca Chevrolet.

A estratégia, vale ressaltar, é bastante conhecida dentro da GM. Não é de hoje que grupo empresta veículos de suas marcas chinesas - especialmente Wuling e Baojun - para que a Chevrolet os comercialize em mercados selecionados da África, Oriente Médio e América Latina. É o caso do SUV Captiva, vendido com gravata dourada no Chile, México e Peru, mas comercializado como Wuling Almaz ou Boajun 530 na China.

Galeria: Novo compacto Wuling - General Motors

O mesmo vale para o SUV compacto Groove, também vendido em mercados vizinhos do Brasil como Chevrolet, mas originalmente nascido como Baojun 510. Outro exemplo é a picape média Maxus T70, pertencente ao grupo SAIC (principal parceiro da General Motors na China) e recentemente anunciada no México como Chevrolet S10 Max.

O hatchback das fotos, ainda sem nome definido, seguirá igual caminho. Será comercializado no mercado chinês como Wuling e como Chevrolet em outras regiões. Assim como nos demais exemplos citados, a receita seguida em termos de design será a mesma, ou seja, de uma marca para a outra haverá apenas na troca de logotipos e grade, prevalecendo a estratégia de badge engineering.

Novo compacto Wuling - General Motors

Mecanicamente, os carros das duas marcas também serão as mesmos e, nesse sentido, tudo aponta para adoção de um motor 1.5 turbo a gasolina com potência na casa dos 150 cv. O câmbio poderá ser manual ou automático, sempre com 6 marchas. Entre os principais equipamentos, destaque para DRLs em LED, teto-solar, sistema multimídia, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.

No Brasil, as chances de lançamento são praticamente nulas, tendo em vista que no segmento a Chevrolet já é representada pelo Onix.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com