Desde 2019, as quatro grandes montadoras japonesas de motocicletas - Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha - têm trabalhado juntas no desenvolvimento de um sistema de baterias intercambiáveis para motos elétricas. Em setembro de 2020, estava programado o início dos primeiros testes, o que pareceu ser uma notícia promissora na época. 

Em março de 2021, as empresas padronizaram como seriam suas baterias em termos de tamanho e capacidade, entre outros. A ideia era facilitar a vida do usuário, pois as baterias seriam as mesmas para as 4 montadoras. Em novembro de 2021, a Honda a Mobile Power Pack e:. Foi a primeira unidade de armazenamento e carregamento de baterias a ser apresentada já atendendo aos requisitos acordados junto à Yamaha, Kawasaki e Suzuki.

Agora, as 4 empresas acabam de anunciar seu próximo passo neste projeto. Junto com a empresa petrolífera japonesa Eneos, o consórcio criou uma empresa dedicada chamada Gachaco. Ela será oficialmente lançada na sexta-feira, 1º de abril de 2022. Seus dois objetivos principais serão o compartilhamento de baterias padronizadas para motocicletas elétricas e o desenvolvimento de uma infra-estrutura apropriada da suporte ao serviço. 

É isso mesmo: Serviço. Na verdade, a Eneos se refere diretamente a sua visão para este futuro como "Battery-as-a-Service" (Bateria como um Serviço), ou BaaS. Provavelmente será cobrada uma mensalidade para o uso de baterias que poderão ser trocadas na hora por outras carregadas em estações específicas. Além disso, a Gachaco ficaria responsável também por dar destino ambientalmente correto às baterias em fim de vida útil.

Além disso, a Gachaco diz que planeja começar a oferecer seu serviço de compartilhamento de baterias no Japão no segundo semestre de 2022. Para começar, ele contará com o Honda Mobile Power Pack e:, mas não está claro quando ou se opções adicionais de bateria intercambiáveis podem aparecer no futuro. O lançamento ocorrerá em Tóquio e outras grandes cidades japonesas e estará localizado em locais convenientes e centralizados, incluindo estações ferroviárias e estações de serviço da Eneos.  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com