Este é um tipo de situação que podemos ficar felizes de não ver no Brasil, já que temos que lidar com nevascas. Um exemplo é o que aconteceu na Pensilvânia nesta semana. Uma nevasca atingiu a região de Schuykill County pela manhã, acompanhada por um nevoeiro, acabando com a visibilidade em um trecho da rodovia Interstate 81. Isto levou a um horrível engavetamento com mais de 50 veículos, com diversas pessoas feridas e ao menos cinco mortos.

O acidente aconteceu por volta das 10:30 da manhã (horário local). O vídeo acima foi feito por um dos motoristas, após sair de seu carro e acompanhar a situação por alguns minutos. Temos que avisar que pode ser bem impressionante em alguns momentos, já que captura algumas batidas bem perigosas.

O engavetamento envolveu inúmeros carros e caminhões, que podem ser vistos surgindo do nada do nevoeiro, segundos antes de colidir contra alguns dos veículos já envolvidos em outras batidas. Há um momento em que um SUV consegue escapar de uma batida com um dos carros parados, apenas para um outro automóvel ir de frente com o mesmo carro que estava parado. O trecho final mostra um dos caminhões pegando fogo, espalhando o incêndio para mais veículos no entorno. Não há informações de por quanto tempo o engavetamento continuou a causar outros acidentes antes de finalmente parar.

Um segundo vídeo feito pela WFMZ-TV (abaixo) mostra um pouco do resultado final, com um trecho da estrada tomado por caminhões e carros danificados enquanto os bombeiros tentam apagar o incêndio e tratores movem os veículos para limpar a pista.

O canal de TV diz que 24 pessoas foram levadas para o hospital com ferimentos e cinco pessoas morreram no engavetamento, embora este número possa subir, pois as autoridades ainda estão avaliando a situação. Na última atualização feita na manhã de hoje (29), as autoridades haviam limpado apenas 40% do trecho da estrada, que continua fechada e só deve reabrir após a quinta-feira (30).

Nevascas repentinas como esta estão entre as situações mais perigosas que podem acontecer em uma rodovia, pois a visibilidade cai para praticamente zero em um instante. Para piorar, a neve acaba com a aderência da pista, o que atrapalha ainda mais a resposta em uma situação perigosa. O Pennsylvania Department of Transportation recomenda que os motoristas não freiem de repente ou vão para o acostamento. A melhor ação a ser tomada seria manter as luzes acesas, não mudar de pista, reduzir a velocidade gradualmente e pegar a próxima saída o quanto antes.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com