A Yamaha deu à MT-09 um novo visual com o lançamento da atual geração, em 2021. Enquanto o design dos faróis evoluiu de um modelo com olhos de inseto para um alienígena completo, o novo conjunto de luzes moderniza a moto esportiva sem carenagens da marca.

Aparentemente, a atualização visual não não foi futurista o suficiente para a Yamaha, já que a marca revelou o conceito MT-09 Cyber Rally na edição 2022 do Salão de Motos de Osaka, no Japão. A MT-09 já foi usada várias vezes pela empresa como uma "tela em branco" para exercícios de design.

Na edição de 2013 do EICMA 2013, a Yamaha apresentou ao público a MT-09 Street Rally (foto abaixo). Ela trazia um novo adorno para os faróis, protetores de mão integrados, tampas laterais exclusivas, aletas do tanque redesenhadas e protetores para os garfos dianteiros. Tudo para acentuar a atitude mais "malvada" da MT-09. Os designers da Yamaha voltaram a usar esse conceito de "aventureira urbana" com a Cyber Rally.

2014 Yamaha MT-09 Street Rally
Rally de Rua 2014 Yamaha MT-09

A Cyber Rally usa como inspiração as soluções visuais do estilo Supermoto. A MT-09 recebe também um pequeno para-brisas e protetores de mão integrados ao novo farol. Desta vez, porém, os protetores de mão agora ostentam uma construção de fibra de carbono e uma forma aerodinâmica.

Galeria: Yamaha MT-09 Cyber Rally Conceito

A Yamaha também acrescenta novas capas para os radiadores da Cyber Rally. As unidades maiores não apenas adicionam cobertura extra à esportiva, mas também ajudam a gerenciar o fluxo de ar, desviando o ar quente do motor para longe do motorista. Por fim, a empresa abriu mão do escapamento baixo original em favor de um novo sistema com um silenciador estendido.

Devemos observar que todas as peças da Cyber Rally têm como origem a Y's Gear, marca de acessórios originais da Yamaha. Nenhuma das duas empresas confirmou se um kit MT-09 Cyber Rally estará disponível após o Salão de Motos de Osaka. A Yamaha pode ter renovado a MT-09 em 2021, mas o resultado da Cyber Rally com peças Y's Gear dá um visual ainda mais futurista à moto.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com