A Jeep não deve demorar mais do que poucos dias para entrar de cabeça no segmento de veículos eletrificados no Brasil. No próximo dia 4 de abril (data chamada pela marca de “dia 4x4”), será apresentado o aguardado Compass 4xe, híbrido do tipo plug-in já vendido na Europa e que será o primeiro modelo do tipo da marca no mercado brasileiro. Chegará para ocupar o topo da gama do SUV e rivalizar diretamente com o Toyota RAV4 Hybrid.

Em novas imagens, a Jeep confirma detalhes do design e adianta que o Compass 4xe para o Brasil terá rodas pintadas na gloss black e logotipos no capô, lateral e porta-malas contornados pela cor azul. Na traseira, o emblema “4xe” seguirá o mesmo padrão e terá a última letra pintada em igual tom de azul (para reforçar a presença da tecnologia híbrida, diz a marca). Outros diferenciais serão faróis full LED com design exclusivo e para-lamas pintados na cor da carroceria.

Galeria: Jeep Compass S 4xe 2022 (Europa)

Mecanicamente, o conjunto híbrido terá tração integral diferente do tradicional, chamado pela marca de eAWD. Enquanto o eixo dianteiro será alimentado pelo novo motor 1.3 turbo, o eixo traseiro será tocado por um motor elétrico que, trabalhando sozinho, chega a 50 km de autonomia.

A potência combinada fica na faixa dos 240 cv na versão topo de gama (180 cv do 1.3 mais 60 cv do EV) e 190 cv nos acabamentos de entrada (respectivamente, 130 cv e 60 cv). A recarga da bateria (de íons-lítio e capacidade de 11,4 kWh) será feita pelo motor a combustão ou por tomada (plug-in e com tempo estimado de 3 horas no modo rápido).

A expectativa é que apenas a versão mais potente seja oferecida por aqui. Neste caso, dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 200 km/h. Preços ainda são desconhecidos, mas devem girar em torno dos R$ 250.000 ou R$ 280.000. Diferente do restante da linha Compass, o 4xe não será nacional e virá importado da fábrica de Melfi, na Itália.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com