Para a terceira geração do Honda HR-V, a marca japonesa adotará uma estratégia um pouco diferente. O mundo inteiro terá um modelo, que já iniciou as vendas e que será o mesmo que teremos por aqui no 2º semestre deste ano. Mas a história será diferente nos Estados Unidos, que terá um modelo específico para o país, com um design exclusivo e que será revelado no dia 4 de abril.

Em janeiro, a Honda divulgou os primeiros esboços deste novo HR-V para o mercado norte-americano. Estes desenhos já adiantam que o SUV compacto será bem diferente, adotando uma grade menor e posicionada mais abaixo, com um formato octagonal. O logo da empresa acaba subindo para a carroceria, logo abaixo do capô. Até os faróis está diferentes, com o mesmo formato do Civic, porém com a iluminação diurna em LED na borda inferior.

Galeria: Honda HR-V 2023 (EUA) - Teaser

A traseira utilizam lanternas bem mais largas e na horizontal, ao contrário da iluminação fina e interligada da versão global. Não aparenta ter o jeitão de cupê do HR-V que teremos aqui, com um teto menos inclinado. O para-choque traseiro está pintado de preto, para destacar a largura do carro, mas não sabemos se manterá este elemento na versão final.

Um dos mistérios é como será o interior do HR-V norte-americano. No mínimo, receberá mais tecnologias, visto que a geração anterior foi lançada por lá em 2015 e já está defasada, principalmente com a chegada do novo Civic, usando uma central multimídia com tela flutuante e painel de instrumentos digital.

A ideia da Honda de ter um modelo específico para os EUA foi confirmado pela divisão da marca no país em abril do ano passado. Na ocasião, Kojiro Okabe, engenheiro-chefe do carro, revelou em uma entrevista que o HR-V para os Estados Unidos teria uma plataforma "levemente maior" e que seu estilo seria mais robusto.

Por se descolar do modelo global, é difícil apontar qual pode ser a sua motorização. A possibilidade mais forte é que tenha os mesmos motores oferecidos no Civic. Ou seja, teria o 2.0 aspirado de 160 cv e 19 kgfm nas versões básicas, deixando o 1.5 turbo de 182 cv e 24,5 kgfm para a configuração topo de linha. Em ambos os casos, a transmissão seria a automática do tipo CVT.

Este HR-V será importante para a Honda nos EUA. Agora que o Fit também saiu de linha por lá, o SUV compacto será um dos modelos mais baratos da empresa no país, junto com o Civic. Apesar da apresentação acontecer no dia 4 de abril, as vendas só serão iniciadas no 2º semestre.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com