Considerado um dos lançamentos mais aguardados do calendário da Peugeot neste primeiro semestre, o tão falado SUV-cupê derivado da nova geração do 308 parece cada vez mais perto de chegar ao mercado. O modelo tem sido alvo constante de flagras e já começa a ser retratado também em projeções, como a que ilustra este post. Será oficialmente lançando em abril e terá a missão de enfrentar rivais como Renault Arkana e Audi Q3 Sportback.

Até então, especulações indicavam que o modelo se chamaria 308 Cross, guardando referência com o conhecido hatchback. Agora, porém, chega a informação de que o nome escolhido poderá ser 4008 (designação já usada pela marca em outros modelos, como no rebadge do Mitsubishi ASX vendido entre 2012 e 2017, e na versão chinesa do 3008).

Galeria: Novo Peugeot 4008 2023 - Flagra

Independentemente do nome, é certo que o SUV-cupê da Peugoet apostará forte no design. A dianteira lembrará bastante a linguagem vista nos lançamentos mais recentes da marca, incluindo elementos como LEDs verticais bem chamativos no para-choque e faróis estreitos integrados à grade. Laterais terão linha de cintura ascendente e grandes rodas com desenho chamativo.

Já a traseira será o grande destaque em termos de design. Terá caimento diferenciado e inspiração em modelos cupê, além de lanternas com formato arrojado e assinatura luminosa exclusiva em LED. O estilo tem virado tendência entre grandes marcas e, embora traga restrições de espaço para os passageiros do banco de trás, promete compensar com ganhos estéticos importantes.

Novo Peugeot 4008 2023 - Flagra

Mecanicamente, o destaque ficará por conta da plataforma modular EMP2 em versão atualizada V4. A arquitetura dará suporte para sistemas de propulsão eletrificados, que serão as únicas opções de motorização do 4008. Nesse sentido, são esperados conjuntos formados pelo motor 1.6 PureTech a gasolina associado a baterias de 12,4 kWh e um propulsor elétrico de 81 kW. Dependendo da configuração, entregará 180 cv ou 225 cv.

Ao todo, o modelo terá entre 4,6 e 4,7 metros de comprimento, sendo assim até 40 cm mais comprido que o 308 hatchback. Toda a produção será concentrada na fábrica de Mulhouse, na França.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com