Os planos da Kia para entrada no mercado global de picapes já foram alvo de diversas especulações nos últimos anos, até que foram finalmente anunciados no início do mês. Com base na estratégia estabelecida pela marca, a estreia no segmento acontecerá através de duas novas caminhonetes e está programada para 2024. O primeiro modelo será elétrico e dedicado, enquanto o segundo será uma picape tradicional para mercados emergentes.

Esta última, ao que tudo indica, terá maior alcance comercial e está sendo pensada para rivalizar diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton e companhia. O modelo é sonho de longa data da divisão da Kia na Austrália (grande mercado consumidor de picapes médias) e deverá ser vendido, além de países da Oceania, na África, Oriente Médio, América Latina e Rússia.

Galeria: Nova picape média Kia - Projeção

São mercados onde a eletrificação ainda é tímida e onde há bastante espaço para picapes equipadas com motores tradicionais. Nesse sentido, são esperados propulsores turbodiesel e opções a gasolina, de acordo com as especificações de cada região. Além disso, a caminhonete será construída sobre chassi de longarinas, como é tradição no segmento, e oferecida com cabine dupla. A tração poderá ser traseira ou 4x4, dependendo a versão.

Haverá ainda versa híbridas, de olho nas movimentações da concorrência e como forma de atender às regras anti-poluição de alguns países. Não custa lembrar, picapes rivais como Ford Ranger e Toyota Hilux já estão com variantes híbridas em desenvolvimento e devem ser lançadas no curto prazo (aproximadamente na mesma época em que a picape Kia fará sua estreia).

Kia EV9 Concept
EV9 Concept será SUV elétrico topo de linha

Já a caminhonete elétrica terá foco comercial voltado para América do Norte - tanto que será produzida nos Estados Unidos ao lado de um SUV também elétrico. Será um modelo dedicado, ou seja, não terá versões à combustão e já nascerá inteiramente pensado como EV, desde plataforma, design, soluções internas e acerto dinâmico. Será adotada a plataforma e-GMP, a mesma usada pelos novos elétricos da marca.

Será que pelo menos uma das novas picapes Kia chegará ao Brasil? Ou quem sabe as duas?

Projeções: Kleber Silva

Envie seu flagra! flagra@motor1.com