Caso você nunca tenha ouvido a história da MM Enzo, sente-se e veja esta história. No início dos anos 2000, o entusiasta Richard Losee comprou uma Ferrari Enzo 2003, isso sem a intenção de deixá-la trancada em uma garagem climatizada para valorizá-la. Pelo contrário, o dono emprestou sua Enzo à Revista Road and Track, que fez um teste completo que colocou as primeiras 1.500 milhas (2.414 km) na máquina italiana. 

Assim começa a história da MM Enzo, que significa "Most Miles Enzo". Em algum momento durante esses primeiros anos como propiretário, Losee decidiu que queria tentar colocar o maior número possível de milhas no hodômetro Enzo. Ele retornou à Road & Track, colaborando com a revista para tornar a Ferrari Enzo um carro de teste de longo prazo bastante improvável. Com isso a publicação acrescentou mais 10.000 milhas (16.093 km) durante seus testes, e Losee logo recebeu sua Enzo com mais de 30.000 milhas (cerca de 48.280 km). 

 

A história fica sombria em 2006, quando Losee entrou no evento de caridade Fast Pass da Patrulha Rodoviária de Utah. Durante uma corrida de alta velocidade em 14 milhas de estrada fechada, Losee atingiu um trecho perigoso que o fez voar com a Ferrari Enzo a 206 milhas por hora (331 km/h). O carro foi completamente destruído, enquanto que Losee passou mais de um ano se recuperando dos ferimentos que o machucaram bastante.

Por incrível que pareça, Losee surgiu dessa experiência com o desejo de reconstruir o Enzo melhor do que antes. O projeto começou com seriedade, e graças às contribuições de muitos - inclusive da própria Ferrari North America - a MM Enzo foi completamente restaurada após 30 meses de trabalho árduo. O carro, no entanto, não ressurgiu totalmente original, pelo contrário. Com um novíssimo par de turbos, o raro supercarro agora produzia mais de 800 cv de potência.

Com o novo superesportivo construído, Losee decidiu ir atrás de um recorde de velocidade terrestre no famoso deserto de sal de Bonneville. Após um dia frustrante de tentativas em outubro de 2010, Losee conseguiu com uma corrida qualificada de 237,1 milhas por hora - nada menos do que 381,5 km/h.

Depois disso, a história da MM Enzo fica tranquila. Em algum momento, Losee também encomendou um segundo conjunto de portas com sua parte superior removível para fazer a primeira e única Ferrari Enzo no mundo com teto removível.  

Recentemente, no entanto, a MM Enzo tem vivido sua melhor vida no Instagram. O usuário @dryl8k está agora aumentando sua quilometragem, mas ele não é dono do carro. Através de algum acordo, Losee emprestou o carro para o @dryl8k, que recentemente passou das 90.000 milhas (144.840 quilômetros) no hodômetro. O feito é incrível, considerando que apenas 493 exemplares foram produzidos. E sabemos de algumas Enzo que infelizmente tiveram perda total e nunca foram reconstruídas como esta. 

Estaremos aguardando ansiosamente o momento em que a MM Enzo atingirá a marca de 100.000 milhas. Quando isso acontecer, suspeitamos que alguém vai fazer a pergunta inevitável: O valor da MM Enzo está subindo ao invés de descer por causa de sua história e feitos únicos?

Envie seu flagra! flagra@motor1.com