Desde o início da pandemia, mais pessoas estão escolhendo a moto como alternativa de mobilidade para evitar as aglomerações do transporte público, ganhando agilidade e gastando menos. Fáceis de guiar, as scooters estão ganhando mais adeptos, tanto que o segmento saltou de 2% de participação nas vendas totais de motos em 2008 para 9% em 2021.

O resultado é o crescimento nas opções de scooters disponíveis no mercado nacional. A Yamaha buscou suas fontes na Ásia para trazer ao Brasil a Fluo 125, scooter que fica entre a NEO 125 e a NMax 160 na linha da empresa. Agora, parece que a Honda se utilizará do mesmo expediente para dar mais opções aos seus clientes de scooters.

Honda Vario 160 - Registro de patente no Brasil

A empresa efetuou um pedido de patente no INPI para uma nova moto. Pelas imagens do registro, a scooter é a Honda Vario 160, modelo que já é oferecido na Ásia. Enquanto a Elite 125 atua na entrada, a PCX é o modelo de volume e a ADV traz uma proposta mais aventureira, a Vario poderia tentar pegar um nicho que prefere o visual mais agressivo e o desempenho maior da Yamaha NMax. Ela é a moto mais vendida da marca rival e a única que já conseguiu tirar a PCX da liderança da categoria.

Claro, ainda é cedo para afirmar se a Honda realmente irá lançar a Vario 160 no Brasil ou não. No entanto, as linhas mais marcadas e o motor um pouco maior serviriam como uma boa adição ao catálogo de scooters de entrada da empresa no Brasil, além de bater de frente com a NMax que vem avançando em vendas. Olhando a parte técnica da Vario, não seria estranho se a Honda utilizasse a moto como substituta para a PCX.

Honda Vario 160 - Registro de patente no Brasil

O que a Honda Vario tem?

Honda Vario 160 - Indonésia

Segundo os dados do site indonésio da Honda, a Vario 160 utiliza um motor monocilídrico de 156,9 cm³ com arrefecimento a líquido. Ele já conta com sistema start/stop e usa 4 válvulas. Além de maior que o motor da PCX, tem o dobro de válvulas. Com isso, a potência chega 15,4 cv a 8.500 rpm e o torque é de 1,4 kgfm. Para comparação, a PCX entrega respectivamente 13,2 cv e 1,38 kgfm, enquanto a Yamaha NMax chega a 15,4 cv e 1,4 kgfm, exatamente os números da Vario.

A Honda Vario oferecida na Indonésia pode vir com freios combinados (CBS) ou ABS de série. Os preços por lá partem de 25.800.000 rúpias (R$ 9.276), fazendo dela mais barata que a PCX naquele país, que sai por 30.945.000 (R$ 11.126). A Vario já traz de série chave presencial, painel digital com tela de LCD, tomada USB, iluminação completa por lâmpadas de LED e, sob o assento, há 18 litros de volume.

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