O teste do alce é uma das manobras mais exigentes de um carro. Não apenas avalia se o controle de estabilidade é eficiente, como também expõe qualquer problema na parte dinâmica. O pessoal do km77.com tem feito estes testes há anos, com alguns resultados surpreendentes, tanto positivos quanto negativos.

O último a fingir que está desviando de um alce é o Honda HR-V. A nova geração do SUV compacto, que chegará ao Brasil no 2º semestre, enfrenta esta prova feita por jornalistas pela primeira vez. O alvo é ver o stress do chassi ao desviar dos cones a 77 km/h.

O km77.com testou a versão híbrida 1.5 i-MMD Advance Style. Esta mecânica combina o 1.5 com um motor elétrico, entregando uma potência combinada de 130 cv. Este modelo ainda tem pneus mais largos, o que aumenta o contato ao solo e deveria ajudar na estabilidade.

Na primeira prova, o HR-V alcança os 77 km/h e acaba acertando o primeiro cone da segunda área. Na segunda tentativa, a 76 km/h, o SUV compacto encosta no mesmo cone. Eventualmente, consegue completar a prova, porém andando a 74 km/h, o que são 3 km/h a menos do que o objetivo.

Os pilotos de testes apontam que o carro tem boas reações, apenas do centro de gravidade alto. A carroceria pula um pouco durante a manobra e a roda traseira levanta um pouco na manobra em velocidades mais altas. Ainda assim, o km77.com elogia a dinâmica do carro. A publicação ainda diz que o controle de estabilidade não é tão intrusivo e só entra em ação em situações mais extremas.

Mesmo que tenha encostado o cone a 77 km/h, ainda é um resultado aceitável, pois o novo Honda HR-V não chegou a atropelar os cones ou se inclinou a ponto de realmente levantar as rodas. É uma boa notícia para quem espera pelo SUV compacto. Já avistado em testes no Brasil algumas vezes, o lançamento do carro acontecerá no 2º semestre, produzido em Itirapina (SP).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com