Há apenas algumas semanas, a Jeep divulgou imagens de seu primeiro veículo totalmente elétrico, que será lançado no início de 2023 e será montado na Polônia. Mais dois utilitários elétricos seguirão em 2024, mas isto não significa que a marca não esteja investindo e desenvolvendo novos motores a combustão. Na verdade, de acordo com uma reportagem do MoparInsiders, um novíssimo motor de seis cilindros em linha será apresentado em cerca de um mês.

De acordo com o MoparInsiders, este novo motor de seis cilindros será revelado durante o Salão de Nova York, que acontecerá entre os dias 15 e 24 de abril. Conhecido internamente como GME-T6, o motor passará a fazer parte da família Global Medium Engine da Stellantis. Também será o primeiro seis cilindros da Jeep desde dezembro de 2006, quando o famoso 4.0 da falecida AMC foi descontinuado.

Citando "fontes bem posicionadas", a publicação explica que o novo propulsor estará disponível em três níveis de potência e será usados por diversos produtos de toda a Stellantis. A primeira a chegar será a variante mais potente, que será oferecida para o Jeep Wagoneer. Independente da potência, o motor será um 3,0 litros e ainda não temos informações sobre qual será o seu desempenho.

Entretanto, o MoparInsiders também aponta para uma versão do motor GME-T6 com um sistema híbrido plug-in, que será lançada no ano que vem. Nesta configuração, o propulsor trabalharia com uma transmissão automática de 8 marchas feita pela ZF e um motor elétrico de 136 cv. Ainda terá um gerador eTorque substituindo o alternador convencional, como nos veículos com motorização híbrida-leve.

Galeria: Jeep Wagoneer 2022 - Flagra

Existem rumores sobre este motor será adotado tanto pela Jeep quanto a Dodge nos próximos anos. Também conhecido pelo nome "Tornado", é um motor totalmente inédito e acredita-se que estará sob o capô das novas gerações dos muscle cars Dodge Charger e Challenger, assim como algumas picapes da Ram.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com