As vendas diretas encerraram o 2º mês de 2022 abaixo dos 40% de participação na composição geral do mercado brasileiro. Apenas 39,22% dos 120.192 automóveis e comerciais leves foram emplacados em fevereiro nessa modalidade. Com quase 1/3 do total (32,61%), a Fiat liderou a modalidade pelo 18º mês seguido. Assim como em janeiro, a Jeep (12,31%) foi a vice. Hyundai (11,06%), Chevrolet (9,71%) e Renault (8,39%) completaram o top 5.
Entre os automóveis, a Jeep emplacou o Compass (3.474) como o mais vendido. Agora em 14º, o Renegade (945) havia sido o preferido em janeiro. De 2020 para cá, aliás, esta foi a 11ª posição de honra para a marca e a 3ª para o SUV médio desde agosto de 2021. Em seu melhor mês de vendas nos últimos anos, o Fiat Grand Siena (2.338) completou o pódio com quase 90% de seu total e como líder entre os sedãs.
Com os Fiat Argo (2.297, 4º) e Mobi (2.097, 5º), com o Peugeot 208 (1.452, em 6º) e com o Citroën C4 Cactus (1.379 em 8º), a Stellantis assegurou sete modelos no top 10, já que o Jeep Commander (1.385) também marcou presença pela 1ª vez no pelotão de cima. O vice-líder Hyundai HB20 (3.336), o Renault Logan (1.338, 9º) e o VW T-Cross (1.217, 10º) foram os “intrusos”.
Preferido na maioria dos meses de 2021 e 6º em janeiro, o VW Gol (428) desta vez foi apenas o 20º colocado. Apenas 9 unidades atrás do Toyota Corolla Cross (690), o Hyundai Tucson (681) conquistou um surpreendente 17º lugar para um modelo que vinha sendo esquecido. Essencialmente dependente do varejo, o Hyundai Creta (109) teve menos de 3% de seus registros em vendas diretas, a menor participação da lista.
Numa disputa interna da Toyota, por pouco o Yaris Sedan (356) não supera o Corolla (364). Entre os cinquenta primeiros, apenas quatro modelos atingiram a marca dos 100%: os Volvo XC60 (198) e XC40 (89) e os Fiat 500E (88) e Doblò (83). Ganhando espaço nas vendas diretas, a Caoa Chery colocou cinco modelos no ranking, com o Tiggo 8 (411) como o mais bem posicionado (21º).
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | FEV.22 (A) |
1º | JEEP COMPASS | 3.474 | 77,15% | 4.503 |
2º | HYUNDAI HB20 | 3.336 | 54,15% | 6.161 |
3º | FIAT SIENA | 2.338 | 88,66% | 2.637 |
4º | FIAT ARGO | 2.297 | 53,16% | 4.321 |
5º | FIAT MOBI | 2.097 | 50,38% | 4.162 |
6º | PEUGEOT 208 | 1.452 | 78,61% | 1.847 |
7º | JEEP COMMANDER | 1.385 | 85,81% | 1.614 |
8º | CITROËN C4 CACTUS | 1.379 | 86,89% | 1.587 |
9º | RENAULT LOGAN | 1.338 | 98,17% | 1.363 |
10º | VW T-CROSS | 1.217 | 23,78% | 5.118 |
11º | HYUNDAI HB20S | 1.072 | 52,17% | 2.055 |
12º | CHEVROLET ONIX PLUS | 1.000 | 22,28% | 4.489 |
13º | CHEVROLET ONIX | 968 | 14,80% | 6.541 |
14º | JEEP RENEGADE | 945 | 42,40% | 2.229 |
15º | RENAULT DUSTER | 853 | 55,03% | 1.550 |
16º | TOYOTA COROLLA CROSS | 690 | 18,49% | 3.732 |
17º | HYUNDAI TUCSON | 681 | 83,05% | 820 |
18º | CHEVROLET TRACKER | 544 | 15,91% | 3.419 |
19º | RENAULT KWID | 446 | 10,46% | 4.262 |
20º | VW GOL | 428 | 25,03% | 1.710 |
21º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 411 | 46,81% | 878 |
22º | PEUGEOT 2008 | 398 | 89,44% | 445 |
23º | TOYOTA YARIS HATCH | 395 | 19,11% | 2.067 |
24º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 372 | 47,33% | 786 |
25º | NISSAN VERSA | 366 | 34,59% | 1.058 |
26º | TOYOTA COROLLA | 364 | 13,34% | 2.729 |
27º | TOYOTA YARIS SEDAN | 356 | 29,62% | 1.202 |
28º | RENAULT SANDERO | 355 | 75,69% | 469 |
29º | VW NIVUS | 301 | 12,45% | 2.417 |
30º | FIAT CRONOS | 234 | 27,89% | 839 |
31º | VW VIRTUS | 225 | 74,75% | 301 |
32º | VOLVO XC60 | 198 | 100,00% | 198 |
33º | RENAULT CAPTUR | 187 | 38,96% | 480 |
34º | FIAT PULSE | 181 | 9,82% | 1.843 |
35º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 148 | 31,03% | 477 |
36º | HONDA CITY | 140 | 6,02% | 2.326 |
37º | HONDA CITY HATCH | 139 | 56,73% | 245 |
38º | HYUNDAI CRETA | 109 | 2,62% | 4.163 |
39º | AUDI Q5 | 102 | 80,95% | 126 |
40º | VOLVO XC40 | 89 | 100,00% | 89 |
41º | FIAT 500E | 88 | 100,00% | 88 |
42º | MITSUBISHI PAJERO | 87 | 31,87% | 273 |
43º | VW VOYAGE | 84 | 44,92% | 187 |
44º | FIAT DOBLÒ | 83 | 100,00% | 83 |
45º | BMW 320i | 79 | 17,67% | 447 |
46º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 75 | 66,37% | 113 |
47º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 74 | 44,58% | 166 |
48º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 66 | 10,17% | 649 |
49º | NISSAN KICKS | 66 | 5,94% | 1.112 |
50º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 55 | 7,53% | 730 |
Novamente líder geral da modalidade, a Fiat Strada (5.426) emplacou quase ¾ de suas unidades fora do varejo. Em mês bem melhor do que janeiro, a Chevrolet S10 (1.774) superou a Fiat Toro (1.389) e foi a 2ª na preferência. Nº 1 no varejo, a Toyota Hilux (601) completou o top 5 atrás da Fiat Fiorino (1.005).
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | FEV.22 (A) |
1º | FIAT STRADA | 5.426 | 74,19% | 7.314 |
2º | CHEVROLET S10 | 1.774 | 79,73% | 2.225 |
3º | FIAT TORO | 1.389 | 43,71% | 3.178 |
4º | FIAT FIORINO | 1.005 | 63,77% | 1.576 |
5º | TOYOTA HILUX | 601 | 23,49% | 2.558 |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 489 | 90,22% | 542 |
7º | RENAULT MASTER | 284 | 59,17% | 480 |
8º | MITSUBISHI L200 | 254 | 32,44% | 783 |
9º | VW SAVEIRO | 226 | 91,50% | 247 |
10º | FIAT DUCATO | 222 | 69,59% | 319 |
11º | FORD RANGER | 219 | 28,48% | 769 |
12º | VW AMAROK | 197 | 38,93% | 506 |
13º | NISSAN FRONTIER | 182 | 32,21% | 565 |
14º | VW / MAN EXPRESS | 133 | 49,63% | 268 |
15º | CITROËN JUMPY | 94 | 50,81% | 185 |
16º | PEUGEOT EXPERT | 90 | 34,48% | 261 |
17º | IVECO DAILY 35-150 | 45 | 23,56% | 191 |
18º | RAM 2500 | 41 | 97,62% | 42 |
19º | FORD MAVERICK | 30 | 88,24% | 34 |
20º | HYUNDAI HR | 17 | 11,89% | 143 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 14 | 53,85% | 26 |
22º | FIAT DOBLÒ | 5 | 83,33% | 6 |
23º | IVECO DAILY 30-130 | 4 | 8,70% | 46 |
24º | CHEVROLET MONTANA | 2 | 100,00% | 2 |
25º | CITROËN JUMPER | 2 | 50,00% | 4 |
26º | FORD TRANSIT | 2 | 66,67% | 3 |
27º | RAM 1500 | 2 | 66,67% | 3 |
28º | PEUGEOT BOXER | 1 | 20,00% | 5 |
29º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 50,00% | 2 |
30º | VW KOMBI | 1 | 33,33% | 3 |
* Fonte: Fenbrave