Criado com base no Fit, o Honda WR-V foi um “SUV” que a marca utilizou como uma opção abaixo do HR-V, apostando em uma suspensão retrabalhada e um visual diferente do hatchback. Só que, assim como foi com o Fit, o WR-V já encerrou a carreira no Brasil. Enquanto isso, a empresa trabalha em um substituto, de olho principalmente na Ásia e que foi adiantado pelo SUV RS Concept, apresentado em novembro.

Aproveitando o protótipo, o artista Teophillus Chin resolveu fazer sua aposta de como deve ficar o design da versão de produção do sucesso do WR-V. O novo utilitário deve manter boa parte do que foi visto no conceito, como a traseira bem inclinada como em um cupê, as lanternas finas ligadas por uma barra iluminada e com luzes em LED – porém, a parte interna abandonaria as pequenas linhas pontilhadas para usar uma linha única.

A parte que foi realmente retrabalhada e que realmente mudará quando for produzido é a frente do carro. A grade deve ser trocada, deixando de ser esculpida na carroceria para usar uma peça de fato, mas com o mesmo formato. É uma identidade próxima do Fit para o mercado chinês, que tem um estilo diferente do resto do mundo. Os faróis foram mantidos, bem finos e com um LED bem afinado.

Ainda temos poucos detalhes sobre este carro. Os rumores tanto no Japão quanto no resto da Ásia indicavam que poderia ser batizado como ZR-V, por ser "feito para a geração Z”, mas com a revelação do nome do novo SUV médio maior que o que HR-V, esta teoria caiu por terra. Durante a apresentação, o presidente da Honda na Indonésia, Takehiro Watanabe, deu a entender que este carro será um modelo global. É feito com a plataforma dos novos City e City Hatchback, assim como o HR-V era feito com base no City anterior, mas foi criado para ser menor – há especulações até que mediria cerca de 4 metros de comprimento.

Na motorização, é dito que teria o 1.5 aspirado de quatro cilindros, entregando 126 cv e 15,5 kgfm, combinado a um câmbio automático do tipo CVT simulando 7 marchas – ou seja, o mesmo conjunto do City. Fala-se até sobre uma opção híbrida de 109 cv, repetindo a mecânica usada pelo City Hybrid vendido na Ásia.

Oficialmente, a Honda não confirma nada sobre o carro: nem o nome, nem que é sucessor do WR-V ou que virá ao Brasil. No entanto, é difícil que não seja uma opção. Com a nova geração do HR-V sendo maior e mais refinada, faz todo sentido que a fabricante tenha um SUV menor como uma opção mais barata, pegando até que comprou o WR-V (que teve um bom desempenho de vendas). E, como deve compartilhar muitas peças com o City além da motorização e plataforma, produzi-lo não seria difícil. A apresentação da versão final do carro acontecerá ainda este ano na Ásia, mas se vier para cá, deve ficar apenas para 2024.

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