As vendas de veículos novos na Argentina completaram seis meses consecutivos de quedas. De acordo com a Acara, entidade que representa as concessionárias no país, foram comercializadas em fevereiro 26.823 unidades, 6,7% a menos do que há um ano. O acumulado de 2022, de 68.213 unidades, já é 10,6% pior do que o registrado no 1º bimestre de 2021.
Na disputa pela ponta entre as montadoras, a Toyota (5.209) recuperou a posição perdida em dezembro para a Fiat (5.027), que lidera no acumulado. Juntas, as duas responderam por quase 40% de todos os automóveis e comerciais leves registrados em fevereiro. Destaque negativo, a Volkswagen (2.645) perdeu mais de 46% de seus compradores e manteve a 5ª posição do mês anterior.
Entre os modelos, o Cronos segue soberano. Ausente da posição de honra apenas em novembro e dezembro nos últimos 14 meses, o sedã da Fiat superou os 15% de participação de mercado – mais do que o dobro do 2º colocado -, algo que só havia acontecido para um modelo da marca italiana em 1993 com o Duna (versão local do finado Prêmio).
As oito primeiras colocações, aliás, foram exatamente as mesmas de janeiro, com Peugeot 208 (1.796) e Toyota Hilux (1.609) completando o pódio – além da picape, apenas a Ford Ranger (850) e o Toyota Corolla (741) tiveram resultados piores do que há um ano no top 10. Destaque para o Renault Kangoo (967) mais do que dobrando os números de 2021.
Entre os SUVs / crossovers, uma novidade: com 775 unidades, o Citroën C4 Cactus, em alta superior a 160%, conquistou uma inédita liderança no segmento – preferido em janeiro, o Jeep Renegade (642) desta vez foi o 11º. Mostrando que nem mesmo em seu país natal a situação comercial é animadora, o VW Taos (444) vendeu menos do que o Ford Ecosport (527).
POS. | MODELO | FEV.22 | % MERCADO 2022 | FEV.21 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT CRONOS | 4.081 | 15,2% | 3.195 | 11,1% | 27,7% |
2º | PEUGEOT 208 | 1.796 | 6,7% | 1.533 | 5,3% | 17,2% |
3º | TOYOTA HILUX | 1.609 | 6,0% | 2.204 | 7,7% | -27,0% |
4º | VW AMAROK | 1.595 | 5,9% | 1.392 | 4,8% | 14,6% |
5º | TOYOTA ETIOS | 1.281 | 4,8% | 1.146 | 4,0% | 11,8% |
6º | CHEVROLET CRUZE | 1.066 | 4,0% | 730 | 2,5% | 46,0% |
7º | RENAULT KANGOO | 967 | 3,6% | 459 | 1,6% | 110,7% |
8º | FORD RANGER | 850 | 3,2% | 1.183 | 4,1% | -28,1% |
9º | CITROËN C4 CACTUS | 775 | 2,9% | 298 | 1,0% | 160,1% |
10º | TOYOTA COROLLA | 741 | 2,8% | 1.059 | 3,7% | -30,0% |
11º | JEEP RENEGADE | 642 | 2,4% | 472 | 1,6% | 36,0% |
12º | TOYOTA COROLLA CROSS | 632 | 2,4% | 0 | 0,0% | - |
13º | RENAULT SANDERO | 600 | 2,2% | 512 | 1,8% | 17,2% |
14º | TOYOTA YARIS | 550 | 2,1% | 828 | 2,9% | -33,6% |
15º | FORD ECOSPORT | 527 | 2,0% | 337 | 1,2% | 56,4% |
16º | VW TAOS | 444 | 1,7% | 0 | 0,0% | - |
17º | NISSAN FRONTIER | 429 | 1,6% | 373 | 1,3% | 15,0% |
18º | NISSAN KICKS | 415 | 1,5% | 517 | 1,8% | -19,7% |
19º | FIAT TORO | 353 | 1,3% | 367 | 1,3% | -3,8% |
20º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 321 | 1,2% | 194 | 0,7% | 65,5% |
21º | TOYOTA SW4 | 317 | 1,2% | 455 | 1,6% | -30,3% |
22º | PEUGEOT PARTNER | 304 | 1,1% | 287 | 1,0% | 5,9% |
23º | RENAULT ALASKAN | 304 | 1,1% | 220 | 0,8% | 38,2% |
24º | CITROËN BERLINGO | 297 | 1,1% | 113 | 0,4% | 162,8% |
25º | CHEVROLET ONIX | 261 | 1,0% | 826 | 2,9% | -68,4% |
26º | VW NIVUS | 240 | 0,9% | 515 | 1,8% | -53,4% |
27º | FORD TERRITORY | 239 | 0,9% | 197 | 0,7% | 21,3% |
28º | FIAT STRADA | 235 | 0,9% | 182 | 0,6% | 29,1% |
29º | RENAULT LOGAN | 231 | 0,9% | 284 | 1,0% | -18,7% |
30º | PEUGEOT 2008 | 229 | 0,9% | 294 | 1,0% | -22,1% |
Fontes: Motor1.com Argentina / Acara