Enquanto espera pela nova geração, prevista somente para o ano que vem, a Ford Ranger 2023 inicia suas vendas em todo o Brasil. O modelo já consta no configurador no site oficial, com preços entre R$ 220.390 e R$ 319.990, com os motores 2.2 e 3.2 turbodiesel. Porém, a grande novidade é a versão FX4 com um pacote off-road, que foi confirmada pela marca, mas que fará a estreia em um outro momento.

Como revelado em primeira mão por Motor1.com, a Ford Ranger 2023 chegou ao mercado perdendo equipamentos em diversas versões. As configurações XLS 4x4, Black e Storm trocaram o ar-condicionado digital automático de duas zonas por um manual e de uma zona. A central multimídia Sync 3 agora só equipa as Ranger XLT e Limited, com as demais usando o sistema Sync 2.5 com comandos de voz e assistente de emergência, mas usando uma tela de 8” compatível com Apple CarPlay e Android Auto. E a Ranger Black ficará sem uma das duas telas de 4,2” no painel de instrumentos.

Para compensar, a Ford adicionou banco do motorista com controles elétricos e ajuste de lombar manual na versão XLT. Todas utilizam o sistema Ford Pass, conectando com um aplicativo no celular que permite monitorar algumas informações do carro e até ligar o motor ou destravar as portas à distância.

A parte mecânica segue praticamente igual, usando o motor 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,3 kgfm nas versões mais básicas, com transmissão manual ou automática, ambas com 6 marchas. A tração pode ser 4x2 ou 4x4, dependendo da configuração escolhida. As versões mais caras usam o 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, entregando 200 cv e 47,9 kgfm e trabalhando exclusivamente com uma caixa automática de 6 marchas e tração 4x4. O que mudou foi a adição de um sistema de tratamento de gases com Arla 32, usando uma solução de ureia e água desmineralizada para reagir com os óxidos de nitrogênio e reduzir as emissões do gás em até 98%.

Obivamente, a picape ficou bem mais cara. A versão XL 2.2 com cabine simples foi de R$ 203.190 para R$ 220.390, enquanto a versão topo de linha Limited 3.2 4x4 subiu de R$ 304.990 para R$ 319.990. Além da velha justificativa da desvalorização do real e o aumento do custo de algumas peças importadas, a Ranger tinha mais um motivo para encarecer: a chegada da Maverick, por R$ 239.990. Agora a picape menor começa a fazer mais sentido para quem quer uma caminhonete mais equipada e com tração 4x4.

Flagra Ford Ranger FX4
Flagra Ford Ranger FX4
Flagra Ford Ranger FX4

E, com tudo isso, a Ford deixou a novidade para depois. A Ranger FX4 foi confirmada oficialmente pela marca, afirmando que terá o motor 3.2 de 200 cv, faróis full-LED com máscara negra, santantônio, grade dianteira exclusiva, alargadores de paralamas e detalhes nas laterais. É um pacote visual voltado para o off-road que já existe em outros mercados. Sua vinda ao Brasil foi revelada com exclusividade por Motor1.com, com um flagra da picape na Argentina. A fabricante diz que divulgará mais informações em breve.

MODELO PREÇO ATUAL PREÇO ANTERIOR DIFERENÇA
Ranger XL Cabine Simples 2.2 4x4 MT R$ 220.390 R$ 203.190 + R$ 17.200
Ranger XL Cabine Dupla 2.2 4x4 MT R$ 234.390 R$ 213.090 + R$ 21.300
Ranger XLS Cabine Dupla 2.2 4x2 AT R$ 213.590 R$ 203.790 + R$ 9.800
Ranger XLS Cabine Dupla 2.2 4x4 AT R$ 254.090 R$ 243.990 + R$ 10.100
Ranger Black 2.2 4x2 AT R$ 222.690 R$ 214.090 + R$ 8.600
Ranger Storm 3.2 4x4 AT R$ 257.590 R$ 246.190 + R$ 11.400
Ranger XLT 3.2 4x4 AT R$ 294.890 R$ 280.090 + R$ 14.800
Ranger Limited 3.2 4x4 AT R$ 319.990 R$ 304.990 + R$ 15.000
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