Um dos maiores mercados no continente europeu, a França iniciou 2022 com forte retração nas vendas de veículos novos. Segundo a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país, foram comercializadas em janeiro pouco mais de 100 mil unidades (102.901), quase 19% a menos na comparação com o mesmo período de 2021.
Responsáveis por mais de 45% do total, as três principais montadoras francesas tiveram quedas de pelo menos 10%, embora a líder Peugeot (20.458), mesmo com a maior retração (-21,5%), tenha assegurado quase 5 mil unidades de vantagem sobre a Renault (15.665) e praticamente o dobro do registrado pela Citroën (10.601).
Melhor do resto, a Dacia (7.475) perdeu mais de 1/3 de seus compradores e viu a perigosa aproximação da Toyota (7.190). No top 10, apenas Kia (3.333) e Ford (2.783) registraram evolução em seus desempenhos de 2021. Quem mais cresceu, no entanto, foi a Mini (2.281), que conseguiu superar a Mercedes-Benz (2.129) para garantir a 3ª posição entre as marcas premium.
POS. |
MARCA |
JAN.2022 |
% MERCADO 2022 |
JAN.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
1º |
PEUGEOT |
20.458 |
19,9% |
26.063 |
20,6% |
-21,5% |
2º |
RENAULT |
15.665 |
15,2% |
18.881 |
14,9% |
-17,0% |
3º |
CITROËN |
10.601 |
10,3% |
12.314 |
9,7% |
-13,9% |
4º |
DACIA |
7.475 |
7,3% |
11.417 |
9,0% |
-34,5% |
5º |
TOYOTA |
7.190 |
7,0% |
9.050 |
7,2% |
-20,6% |
6º |
VOLKSWAGEN |
6.485 |
6,3% |
7.521 |
6,0% |
-13,8% |
7º |
HYUNDAI |
3.513 |
3,4% |
3.102 |
2,5% |
13,2% |
8º |
KIA |
3.333 |
3,2% |
3.145 |
2,5% |
6,0% |
9º |
FORD |
2.783 |
2,7% |
4.343 |
3,4% |
-35,9% |
10º |
OPEL |
2.511 |
2,4% |
2.913 |
2,3% |
-13,8% |
11º |
BMW |
2.480 |
2,4% |
3.095 |
2,4% |
-19,9% |
12º |
AUDI |
2.398 |
2,3% |
2.785 |
2,2% |
-13,9% |
13º |
MINI |
2.281 |
2,2% |
1.706 |
1,3% |
33,7% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
2.129 |
2,1% |
2.486 |
2,0% |
-14,4% |
15º |
FIAT |
1.787 |
1,7% |
2.328 |
1,8% |
-23,2% |
16º |
SKODA |
1.784 |
1,7% |
2.580 |
2,0% |
-30,9% |
17º |
NISSAN |
1.732 |
1,7% |
2.281 |
1,8% |
-24,1% |
18º |
DS |
1.481 |
1,4% |
1.634 |
1,3% |
-9,4% |
19º |
SEAT |
1.439 |
1,4% |
2.305 |
1,8% |
-37,6% |
20º |
SUZUKI |
1.437 |
1,4% |
2.080 |
1,6% |
-30,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
102.901 |
... |
126.380 |
... |
-18,6% |
Entre os modelos, 2022 começou exatamente como terminou o ano de 2021: com o Peugeot 208 (7.567) à frente do Renault Clio (4.988) e do Peugeot 2008 (4.798), líder entre os SUVs e crossovers. Citroën C3 (4.381) – diferente do modelo que começará a ser vendido no Brasil nos próximos meses – e Peugeot 3008 (3.595) completaram as cinco primeiras posições.
Destaque negativo de janeiro, o Dacia Sandero (3.521) recuou mais de 50% nos últimos doze meses e começou a disputa de 2022 em sétimo, atrás do Renault Captur (3.593). Em sua primeira aparição no top 10 local, o novo Peugeot 308 conquistou a preferência de 2.293 consumidores. Modelo que chegou a ser cotado para o Brasil, o Renault Arkana (2.267) vendeu mais do que o Dacia Duster (2.203).
Em 11º, o Toyota Yaris Cross (2.044) foi o melhor estrangeiro da lista. O Spring (1.494), versão elétrica do Kwid que será comercializada no Brasil como Renault ainda em 2022, foi o 13º. Tradicionalmente presente entre os primeiros colocados, o Renault Twingo (992), em queda de quase 60%, despencou para a 29ª posição.
POS. |
MODELO |
JAN.2022 |
% MERCADO 2022 |
JAN.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
1º |
PEUGEOT 208 II |
7.567 |
7,4% |
7.915 |
6,3% |
-4,4% |
2º |
RENAULT CLIO V |
4.988 |
4,8% |
6.323 |
5,0% |
-21,1% |
3º |
PEUGEOT 2008 II |
4.798 |
4,7% |
6.003 |
4,7% |
-20,1% |
4º |
CITROËN C3 III |
4.381 |
4,3% |
4.869 |
3,9% |
-10,0% |
5º |
PEUGEOT 3008 |
3.594 |
3,5% |
4.879 |
3,9% |
-26,3% |
6º |
RENAULT CAPTUR II |
3.593 |
3,5% |
4.412 |
3,5% |
-18,6% |
7º |
DACIA SANDERO |
3.524 |
3,4% |
7.249 |
5,7% |
-51,4% |
8º |
PEUGEOT 308 II |
2.293 |
2,2% |
2.470 |
2,0% |
-7,2% |
9º |
RENAULT ARKANA |
2.267 |
2,2% |
- |
- |
- |
10º |
DACIA DUSTER |
2.203 |
2,1% |
2.050 |
1,6% |
7,5% |
11º |
TOYOTA YARIS CROSS |
2.044 |
2,0% |
0 |
0,0% |
- |
12º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
1.744 |
1,7% |
2.306 |
1,8% |
-24,4% |
13º |
DACIA SPRING |
1.494 |
1,5% |
0 |
0,0% |
- |
14º |
CITROËN C4 III |
1.408 |
1,4% |
858 |
0,7% |
64,1% |
15º |
FORD PUMA |
1.365 |
1,3% |
1.412 |
1,1% |
-3,3% |
16º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
1.363 |
1,3% |
1.959 |
1,6% |
-30,4% |
17º |
RENAULT ZOE |
1.362 |
1,3% |
1.013 |
0,8% |
34,5% |
18º |
RENAULT MÉGANE IV |
1.346 |
1,3% |
2.254 |
1,8% |
-40,3% |
19º |
MINI |
1.280 |
1,2% |
997 |
0,8% |
28,4% |
20º |
TOYOTA COROLLA |
1.269 |
1,2% |
1.335 |
1,1% |
-4,9% |
21º |
TOYOTA C-HR |
1.240 |
1,2% |
1.401 |
1,1% |
-11,5% |
22º |
VW POLO |
1.239 |
1,2% |
2.300 |
1,8% |
-46,1% |
23º |
PEUGEOT 5008 II |
1.120 |
1,1% |
2.182 |
1,7% |
-48,7% |
24º |
VW GOLF |
1.098 |
1,1% |
770 |
0,6% |
42,6% |
25º |
HYUNDAI TUCSON |
1.095 |
1,1% |
966 |
0,8% |
13,4% |
26º |
FIAT 500 |
1.090 |
1,1% |
1.182 |
0,9% |
-7,8% |
27º |
HYUNDAI KONA |
1.057 |
1,0% |
1.013 |
0,8% |
4,3% |
28º |
VW T-CROSS |
999 |
1,0% |
954 |
0,8% |
4,7% |
29º |
RENAULT TWINGO III |
992 |
1,0% |
2.443 |
1,9% |
-59,4% |
30º |
OPEL MOKKA |
941 |
0,9% |
- |
- |
- |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)