Em novembro de 2021, cinco grandes empresas automotivas e de motocicletas anunciaram seus planos de colaborar com a política de zero emissões de carbono. Kawasaki, Yamaha, Mazda, Subaru e Toyota se comprometeram a trabalhar em conjunto em projetos que não foram explicados detalhadamente na ocasião.

Em comunicado conjunto à imprensa, expressou-se a expectativa de que Honda e Suzuki passariam a integrar o recém-formado grupo nipônico futuramente. Agora, em fevereiro de 2022, Yamaha e Toyota anunciaram planos para desenvolver em conjunto um motor V8 de 5 litros movido inteiramente a hidrogênio.

O objetivo, dizem as duas empresas, é não desistir inteiramente do motor de combustão interna enquanto ainda perseguem todas as metas de neutralidade de carbono anunciadas pelas empresas. Será a primeira fase desta colaboração multiempresarial não deve ser a última no planos do grupo. 

"Estamos trabalhando para alcançar neutralidade de carbono até 2050", disse o presidente da Yamaha Motor, Yoshihiro Hidaka. "Ao mesmo tempo, 'Motor' está no nome de nossa empresa e, portanto, temos uma forte paixão e nível de compromisso com o motor de combustão interna". 

"Os motores a hidrogênio abrigam o potencial de serem neutros em carbono, mantendo nossa paixão pelo motor de combustão interna viva. A união de empresas com diferentes culturas corporativas e áreas de especialização, bem como o aumento do número de parceiros que temos, é como queremos liderar o caminho para o futuro", concluiu Hidaka. 

A neutralidade de carbono por meio do uso de hidrogênio como combustível é uma possibilidade, mas, como já mencionamos anteriormente, o caminho até este objetivo é longo. Ainda há o objetivo de atingir o "hidrogênio verde", que não utiliza combustíveis fósseis para a obtenção do elemento químico, mas a complexidade e os elevados custos são duas razões pelas quais ainda se usa amplamente o "hidrogênio azul", mas popular, mas que depende da queima de gás natural para se obter o hidrogênio.

De qualquer forma, o motor V8 a hidrogênio da Yamaha é destinado ao uso em automóveis. Ele será capaz de produzir 450 cv a 6.800 rpm, bem como um torque máximo de 55 kgfm a 3.600 rpm. Somos todos a favor da combinação de desempenho, usabilidade, diversão e sustentabilidade ambiental sempre que possível, mas será que os fabricantes podem realmente oferecer tudo isso? 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com