Em uma coletiva de imprensa oficial realizada esta semana, a Renault anunciou seus resultados financeiros para 2021. A empresa francesa retornou à rentabilidade e também anunciou vários novos veículos totalmente elétricos para os próximos 3 anos. Com isso, parece que a fabricante de automóveis está funcionando como uma máquina bem lubrificada, mas seu ex-CEO Carlos Ghosn vê as coisas de maneira muito diferente.

Ele deu uma entrevista ao Le Parisien onde continuou suas fortes críticas sobre as operações da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A Renault detém atualmente uma participação de 43% da empresa, enquanto a Nissan detém 15% da empresa francesa. Ghosn sempre tinha sido porta-voz dos laços mais estreitos entre as duas montadoras, mas os executivos da Nissan tinham permanecido conservadores sobre potenciais conexões mais profundas. O empresário libanês nascido no Brasil disse na recente entrevista que a Renault é agora apenas uma sombra de seu passado.

Carlos Ghosn foge do Japão

"A verdade é que o fabricante número 1 mundial tornou-se um fabricante pequeno e frágil", disse Ghosn ao Le Parisien, trazido à nossa atenção pelo Automotive News. "Entristece-me ver que a Renault é apenas uma sombra de seu antigo eu". Ele também disse que os recentes comentários da direção da Renault de que os problemas da montadora vêm da "corrida por volumes" eram "indecentes". "Eles poderiam ter inventado algo um pouco mais sutil", acrescentou Ghosn.

Ghosn também foi muito crítico em relação ao atual CEO da Renault, Luca de Meo, que aposta em uma estratégia de "valor sobre volume". Ele enfatizou que não está particularmente satisfeito com a forma como a estratégia da marca está se desenvolvendo com o tempo, já que "a estratégia é de apenas 5%, enquanto a ação e os resultados são de 95%".

Como resultado de sua fuga do Japão para o Líbano, Ghosn perdeu uma quantia considerável de dinheiro, disse ele à publicação. "Em comparação com a grande maioria do povo libanês, não tenho nada a reclamar". No entanto, perdi uma grande parte do que eu havia economizado".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com