Pesquisa realizada recentemente no Reino Unido revelou que boa parte dos motoristas do país demonstra interesse em contato mais direto com veículos elétricos. De acordo com o estudo, realizado pela AA Driving School, aproximadamente 44% dos condutores britânicos qualificados gostariam de ter a chance de aulas de direção com modelos elétricos. A motivação principal seria aumentar o conhecimento sobre carros equipados com este tipo de propulsão.

Ao todo foram ouvidos mais de 13.000 motoristas, sendo os mais jovens e residentes em aqueles mais propensos a se interessar pelas aulas. Praticamente metade (49%) desse público, de 18 a 24 anos, confirmaram interesse. Além da questão da curiosidade, o diretor administrativo interino da AA, Mark Oakley, explica que a transição para carros elétricos pode ser confusa para aqueles mais acostumados à gasolina e ao diesel, por isso a procura.

"Ao passo que nos aproximamos de 2030, mais e mais alunos começarão sua vida como motoristas a bordo de um EV”, disse Oakley. “Conceitos como 'recarga' e 'autonomia' serão  comuns para eles, mas representarão uma curva de aprendizado para aqueles motoristas acostumados há décadas com tradicionais motores de combustão", pontuou.

“Sabemos que há muitos mitos e equívocos sobre dirigir elétricos que impedem alguns motoristas de fazer a transição. Ter a oportunidade de receber aulas com um instrutor a bordo de um EV pode ser uma maneira realmente útil para muitos motoristas de superar essas preocupações, além de comprovar a importância desses veículos para o meio ambiente.”

Peugeot e-208 GT 2022 (Brasil) - Frente estático

Não por acaso, a própria autoescola já começa a incluir na frota veículos elétricos. Hoje já existe um Vauxhall Corsa-e e em breve serão adicionados exemplares dos Peugeot e-208 e do SUV e-2008. No Reino Unido, a venda de veículos tradicionais movidos a diesel e gasolina será suspensa em 2030.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com