Meses depois de estrear na América do Sul com chegada às lojas do Brasil e da Argentina, o Jeep Commander se prepara para desembarcar agora no continente asiático. Em poucos meses, o modelo será lançado na Índia e cumprirá importante papel estratégico para a marca, a exemplo do irmão Compass. Será produzido localmente e carregará algumas diferenças na comparação com a versão fabricada em Pernambuco.

Para começar, a configuração indiana terá nome próprio: Meridian. A mudança foi motivada pelo fato de o batismo Commander, no mercado indiano, estar diretamente relacionado à marca Mahindra (antiga parceira local da Jeep). O novo nome foi considerado mais adequado e segue a típica receita de referências geográficas já usada pela marca, a exemplo de Longitude, Latitude e nomes de desertos.

Galeria: Jeep Commander Limited TD380 4x4 Turbodiesel

Outra exclusividade estará no conjunto mecânico. O Meridian será vendido unicamente com motorização turbodiesel e do tipo híbrido moderado. Dessa forma, o conhecido motor 2.0 turbodiesel MultiJet virá associado a um sistema híbrido-leve de 48 volts que atuará principalmente em arrancadas. A promessa é entregar índices otimizados de emissão de poluentes e consumo de combustível, atendendo as mais recentes regras indianas contra poluição.

Números de potência e torque ainda são desconhecidos, mas a tendência é que sejam entregues cerca de 200 cv, superando os 170 cv do Commander brasileiro. O câmbio será o mesmo: automático de 9 marchas, com tração 4x4. No mercado local, o Meridian brigará diretamente com Volkswagen Tiguan Allspace e Skoda Kodiaq, além de modelos com carroceria sobre chassi, como Toyota SW4 (por lá chamado de Fortuner) e MG Gloster.

Do ponto de vista visual e de equipamentos, praticamente nada mudará em reação ao que já temos no Commander.

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