Ainda estamos no primeiro mês de 2022, que já está acabando, mas os últimos dias foram bastante movimentados. No Semana Motor1.com de hoje você vai conferir excepcionalmente em texto o resumo do que rolou nessa semana, que “bombou” com o lançamento dos novos Chevrolet Cruze RS e Cruze Midnight e a chegada da marca chinesa Great Wall no Brasil, que detalhou seus planos para os próximos anos no mercado nacional.

Essa última semana também foi repleta de flagras: foi visto pela primeira vez no país a nova geração do Kia Sportage que, como constatamos pelas fotos, se trata da versão europeia. Teve também o novo Fiat Cronos 1.3 com o câmbio CVT, que deve estrear em breve. Demos em primeira mão ainda a confirmação oficial do final da linha para o Hyundai HB20X. O HR-V e WR-V também vão sair de cena no mercado brasileiro, com o primeiro à espera da segunda geração. Além disso, apuramos que o Jeep Renegade 2022 reestilizado já pode ser reservado nas lojas – sendo também flagrado por nossa equipe.

Chevrolet lança novos Cruze RS e Midnight; veja os preços

Cruze RS E Midnight

O grande lançamento desta semana foram os novos Cruze RS e Cruze Midnight. O primeiro é o hatchback Sport6, que passa a ser vendido exclusivamente na versão RS, que traz dianteira exclusiva com grade escurecida (a mesma que era utilizada pelo Cruze RS americano), bem como o para-choque dianteiro com luzes de neblina em novo formato e spoiler traseiro exclusivo. Já o Cruze Midnight tem estética escurecida com rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado e detalhes em preto na carroceria, à exemplo do friso preto nas janelas laterais e a gravata da Chevrolet na grade frontal e também na tampa do porta-malas. Veja mais detalhes de ambos aqui.

Great Wall virá ao Brasil com picapes e SUVs eletrificados

Great Wall Motors - Fábrica em Iracemápolis

Responsável por comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) no ano passado, a chinesa Great Wall Motors foi uma das grandes notícias deste semana. Isso porque a marca revelou seu planejamento para o mercado brasileiro, o que inclui quando começará a sua produção nacional e quais modelos serão o foco da fabricante por aqui. Mas antes de “ligar a chave” da linha de produção no interior de SP, a GWM deve primeiro importar alguns modelos da China, sendo confirmado que todos os veículos serão vendidos no país serão 100% elétricos ou eletrificados. Clique neste link e confira todos os detalhes.

Flagra: novo Kia Sportage 2023 já roda em testes no Brasil

Flagra do novo Kia Sportage no Brasil

Depois de ter seu desenho registrado no Brasil no INPI, a nova geração do Kia Sportage foi flagrada em Resende, cidade da região Sul do estado do Rio de Janeiro. Visto pelo leitor Alex Carvalho, o novo SUV revelou que se trata da versão com carroceria curta, ou seja, o Sportage europeu. Por ser menor, ela não tem uma terceira janela lateral como nos demais mercados, sendo que no carro flagrado, a coluna C é de chapa. Com 4,51 metros de comprimento (contra 4,66 m do modelo asiático e dos EUA), o novo Sportage terá por semelhante ao que era vendido antes no Brasil. Veja mais aqui.

Novo Fiat Cronos 1.3 CVT é flagrado em testes no Brasil

Fiat Cronos 1.3 Drive CVT - foto by Cristiano Abade

Apareceu nesta semana o novo Fiat Cronos 1.3 CVT, versão que receberá a transmissão automática que estreou ano passado no novo Fiat Pulse e Strada CVT. A imagem de flagra foi publicada pelo Instagram GeSSner Motors (@gessnermotors), que recebeu as imagens do seguidor Cristiano Abade. Pela foto dá para ver apenas a traseira do Cronos, mas já é o suficiente porque do lado direito da tampa do porta-malas aparece o logotipo escrito “Drive AT”, o que sugere ser a nova versão automática do Cronos com motor 1.3 Firefly aspirado. Clique no link e saiba mais detalhes de como ficará a gama do Cronos.

Oficial: Hyundai HB20X sai de linha e Creta Action segue bem vivo

Hyundai HB20X 2021 sai de linha

Com novas exigências do Proconve, lei de emissões que entrou em vigor no Brasil em 2022, muitos modelos acabaram saindo de linha por conta de motores antigos ou porque os custos de atualizações não compensavam para as montadoras. Bom exemplo é o Hyundai HB20X, que sai de linha provavelmente por questão de custos de adequação do motor 1.6 flex ao Pronconve L7. Além disso, a montadora vai priorizar o Creta Action, versão de entrada do SUV com carroceria antiga e motor 1.6. Veja o comunicado oficial da marca sobre a decisão que foi publicada em primeira pelo Motor1.com.

Honda HR-V e WR-V têm produção encerrada no Brasil

Honda HR-V Touring 2021

A Honda do Brasil vai atualizar bastante seu portfólio no país, tanto que seu site nacional mostra Accord, CR-V e WR-V como "não disponíveis", enquanto o HR-V deve mudar em breve. O WR-V já era esperado para ter sua produção encerrada, pois é feito com a mesma base do Fit – que já tinha seu fim decretado pela marca ano passado. No caso do HR-V, o fim de sua produção é temporário, pois a segunda geração foi revelada na Europa, devendo ser produzida em terras tupiniquins a partir do segundo semestre. Clique aqui e entenda mais detalhes sobre esse movimento da marca.

Jeep Renegade 2022 começa a chegar às lojas, que já fazem reserva

Jeep Renegade 2022 - flagra Motor1

Mais um flagra para a conta: Jeep Renegade 2022. Nossa equipe viu o novo SUV compacto sendo transportado por um caminhão cegonha, já indo para as concessionárias. Embora seu visual já seja conhecido, apuramos que a partir do dia 6 de fevereiro o SUV poderá ser encomendado, mas antes disso já existe uma lista prévia de reservas. O lançamento do modelo está marcado para 10 fevereiro, mas as primeiras unidades do modelo reestilizado e com motor 1.3 turbo chegam nas lojas somente em março. Leia mais aqui.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com