Embora o conceito recente mais avançado da BMW, o chamado "i Vision Circular", que parece mais ser um veículo de 2040 tenha ainda um volante no formato convencional, parece que a fabricante alemã tem outros planos para esta peça fundamental.

Ao contrário da Tesla, que simplesmente removeu a parte superior e inferior de um volante convencional para criar o chamado volante Yoke, a BMW estaria adotando uma abordagem um tanto diferente nesta área. Resumidamente, é um volante com aros móveis que acompanham o movimento das mãos no momento do esterçamento. Confuso? Também achamos. 

Galeria: Volante do futuro da BMW

Nos esboços que fizeram parte do registro de patente da BMW no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO), vemos o que é descrito como uma "alavanca de direção" com elementos de punho angular. Como você pode ver nas imagens, parece que ambas as garras têm um ponto de articulação na parte externa do braço de direção e sempre apontam para cima, mesmo quando a coluna de direção está virada para o lado. Estamos nos despedindo do volante como o conhecemos? 

Quando não estão em uso, ou quando o veículo está sendo conduzido sozinho (olha o futuro totalmente autônomo aí) e sem intervenção do motorista, as duas alças dobram para dentro para ocupar o menor espaço possível.

BMW 'Manípulo de direção'

Entretanto, neste protótipo, os controles de direção também poderiam se retrair, embora isto não seja mencionado no pedido de patente, de acordo com a CarBuzz. É como você pode imaginar, as primeiras informações ainda não estão muito claras. Algo que é até comum em tecnologias em desenvolvimento ou em estágio inicial de pesquisa. 

Se a BMW levará este protótipo para dentro de um veículo de produção, é algo que ainda precisa ser confirmado oficialmente, mas ainda é uma ideia interessante, embora provavelmente demore algum tempo para se acostumar no início - talvez até mais do que o volante da Tesla.

BMW 'Manípulo de direção'

O que pode dar mais credibilidade à ideia de que a BMW está realmente considerando produzir este inédito volante do futuro é que, como a fonte aponta, a marca alemã aparentemente também já registrou a mesma patente na Alemanha e na China. Dessa forma, tudo indica para o fato de que, caso este volante nada convencional se torne realidade, ela só equiparia veículos de produção que forem totalmente autônomos: e aí, você está pronto para o futuro?

Envie seu flagra! flagra@motor1.com