Nos Estados Unidos, clientes Ford interessados na picape Maverick terão de esperar alguns meses além do previsto para fechar negócio. Por lá, novos pedidos pela caminhonete estão sendo suspensos e só devem ser novamente aceitos a partir do meio do ano (já como linha 2023). A medida está sendo tomada em razão da alta procura verificada nas últimas semanas e do temor da marca de não atender satisfatoriamente a demanda, gerando grande filas.

"Houve uma demanda esmagadora pela Maverick, tanto na versão híbrida quando nas variantes com motor EcoBoost", disse o porta-voz da Ford, Mike Levine, em um comunicado ao Detroit News. "Estamos tomando a decisão de parar de receber novos pedidos a partir de 27 de janeiro para nos concentrarmos nos pedidos já existentes", explicou. "Não queremos receber mais pedidos do que temos capacidade de produzir".

Galeria: Ford Maverick Hybrid 2022 - Avaliação

A Maverick é produzida na planta de Hermosillo, no México, e de lá exportada para EUA e América Latina. O espaço nas linhas de montagem é dividido com o SUV Bronco Sport, derivado da mesma arquitetura C2. Ao todo, a picape mede 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 metros. A caçamba acomoda até 942 litros de volume, com capacidade de carga de 680 kg.

Sob o capô, o motor 2.0 turbo a gasolina rende 253 cv e 38,3 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas, com tração dianteira ou integral. Já as versões híbridas têm motor 2.5 a gasolina (164 cv e 21,4 kgfm de torque) associado a um propulsor elétrico (128 cv e 23,9 kgfm). Combinados, entregam 193 cv de potência e rendem consumo de 17 km/litro na cidade, além de autonomia superior a 800 km. O câmbio é do tipo eCVT, sempre com tração dianteira.

Ford Maverick

No Brasil, o lançamento da Maverick é aguardado para breve (provavelmente ainda no 1º trimestre). Por aqui, a picape será vendida em versão única Lariat FX4 com amplo pacote de equipamentos. O motor será sempre o 2.0 EcoBoost de 253 cv e 38,3 kgfm, com transmissão automática de 8 marchas e tração integral.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com