Em seu 1º ano fora da União Europeia, o Reino Unido registrou uma discretíssima evolução nas vendas de veículos novos em 2021. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, foram comercializadas 1.647.181 unidades, apenas 1% a mais do que em 2020. Este foi o 2º pior desempenho anual desde 1992.
Para os híbridos e elétricos, boas notícias: com 452.527 unidades, 59% a mais do que no ano anterior, os modelos responderam por quase 27,5% do total. Falando na disputa entre as montadoras, tivemos alguns destaques. Com 147.826 unidades, quase 30 mil a mais do que a 2ª colocada, a Volkswagen conquistou uma liderança inédita. A situação foi ainda mais impactante para o Grupo VW porque a Audi (117.953), 5ª em 2020, subiu três posições.
Numa briga acirradíssima pelo pódio, a BMW levou a melhor sobre a Ford por menos de 300 unidades (116.577 x 116.305) – a norte-americana, em queda de quase 24%, havia sido a nº 1 por lá de maneira ininterrupta desde 1968, segundo o Best Selling Cars Blog. Menção também para os avanços expressivos das sul-coreanas Kia (90.817) e Hyundai (69.680), esta última entrando no top 10.
POS. | MARCA | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | VOLKSWAGEN | 147.826 | 9,0% | 148.338 | 9,1% | -0,3% | 2º |
2º | AUDI | 117.953 | 7,2% | 107.842 | 6,6% | 9,4% | 5º |
3º | BMW | 116.577 | 7,1% | 115.476 | 7,1% | 1,0% | 3º |
4º | FORD | 116.305 | 7,1% | 152.777 | 9,4% | -23,9% | 1º |
5º | TOYOTA | 100.895 | 6,1% | 91.793 | 5,6% | 9,9% | 7º |
6º | MERCEDES-BENZ | 97.945 | 5,9% | 110.883 | 6,8% | -11,7% | 4º |
7º | VAUXHALL | 91.452 | 5,6% | 95.444 | 5,9% | -4,2% | 6º |
8º | KIA | 90.817 | 5,5% | 70.537 | 4,3% | 28,8% | 9º |
9º | HYUNDAI | 69.680 | 4,2% | 47.507 | 2,9% | 46,7% | 13º |
10º | NISSAN | 68.494 | 4,2% | 71.932 | 4,4% | -4,8% | 8º |
11º | PEUGEOT | 61.106 | 3,7% | 57.186 | 3,5% | 6,9% | 12º |
12º | SKODA | 55.561 | 3,4% | 58.693 | 3,6% | -5,3% | 10º |
13º | LAND ROVER | 53.111 | 3,2% | 58.505 | 3,6% | -9,2% | 11º |
14º | VOLVO | 48.260 | 2,9% | 46.408 | 2,8% | 4,0% | 14º |
15º | MINI | 45.756 | 2,8% | 46.109 | 2,8% | -0,8% | 15º |
16º | SEAT | 43.130 | 2,6% | 45.419 | 2,8% | -5,0% | 16º |
17º | TESLA* | 34.783 | 2,1% | - | - | - | - |
18º | MG | 30.600 | 1,9% | 18.415 | 1,1% | 66,2% | - |
19º | CITROËN | 30.204 | 1,8% | 28.059 | 1,7% | 7,6% | 18º |
20º | RENAULT | 29.836 | 1,8% | 42.740 | 2,6% | -30,2% | 17º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
ACUMULADO | 1.647.181 | 100,0% | 1.631.064 | 100,0% | 1,0% |
No ranking de modelos, um momento histórico. Líder entre 2009 e 2020, o Ford Fiesta, que havia emplacado quase 50 mil unidades no ano anterior, desta vez sequer figurou entre os 10 primeiros. É a 1ª vez desde 1971 sem que um representante da marca comande a lista. A posição de honra, desta vez, coube ao Corsa (40.914), 1º Vauxhall no topo desde 1965 segundo o Best Selling Cars Blog.
Preferido por lá em três oportunidades ao longo do ano passado, o Tesla Model 3 assegurou a 2ª posição, com 34.783 unidades, garantindo o seu 1º top 10. Em seu posicionamento mais forte desde 1979, o Mini (31.792) – que havia sido o 7º há um ano – completou o pódio. Mesmo em baixa de quase 20%, o Mercedes Classe A (30.710) conquistou um inédito 4º lugar.
Em baixa de praticamente 30%, o Golf (30.240) foi superado pelo Polo (30.634) numa disputa interna da VW pelo 5º lugar. Com 29.922 unidades, o Nissan Qashqai chegou à 5ª liderança seguida entre os SUVs / crossovers, mas desta vez com pouco menos de 1,3 mil unidades à frente do Ford Puma (28.697). Atrás do Kia Sportage por menos de 200 unidades (27.611 x 27.415), o Toyota Yaris figurou entre os líderes pela 1ª vez.
POS. | MARCA | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | VAUXHALL CORSA | 40.914 | 2,5% | 46.439 | 2,8% | -11,9% | 2º |
2º | TESLA MODEL 3 | 34.783 | 2,1% | - | - | - | - |
3º | MINI | 31.792 | 1,9% | 31.233 | 1,9% | 1,8% | 7º |
4º | MERCEDES CLASSE A | 30.710 | 1,9% | 37.608 | 2,3% | -18,3% | 5º |
5º | VW POLO | 30.634 | 1,9% | 26.965 | 1,7% | 13,6% | 8º |
6º | VW GOLF | 30.240 | 1,8% | 43.109 | 2,6% | -29,9% | 3º |
7º | NISSAN QASHQAI | 29.922 | 1,8% | 33.972 | 2,1% | -11,9% | 6º |
8º | FORD PUMA | 28.697 | 1,7% | 26.294 | 1,6% | 9,1% | 9º |
9º | KIA SPORTAGE | 27.611 | 1,7% | - | - | - | - |
10º | TOYOTA YARIS | 27.415 | 1,7% | - | - | - | - |
EM DEZEMBRO
Em retração pela 6ª vez nos últimos 7 meses – a exceção foi novembro -, as vendas no Reino Unido ficaram abaixo das 110 mil unidades (108.596) pela 5ª vez em 2021, recuando 18,2% frente ao mesmo período do ano anterior segundo a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders).
A Tesla (9.612), que só havia liderado entre as montadoras uma única vez em abril de 2020, conquistou a posição de honra no apagar das luzes de 2021. VW (8.854) e Audi (7.647) repetiram a 2ª e 3ª posições de novembro, com a vice em queda de mais de 40% na comparação com o ano anterior. Em queda superior a 56%, a Ford (4.973) foi apenas a 10ª – não há registros recentes de posicionamento tão ruim para a norte-americana.
POS. | MARCA | DEZ.21 | % MERCADO 2021 | DEZ.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TESLA* | 9.612 | 8,9% | - | - | - |
2º | VOLKSWAGEN | 8.854 | 8,2% | 15.635 | 11,8% | -43,4% |
3º | AUDI | 7.647 | 7,0% | 7.435 | 5,6% | 2,9% |
4º | BMW | 6.420 | 5,9% | 10.305 | 7,8% | -37,7% |
5º | NISSAN | 6.365 | 5,9% | 7.124 | 5,4% | -10,7% |
6º | VAUXHALL | 6.097 | 5,6% | 7.283 | 5,5% | -16,3% |
7º | TOYOTA | 6.078 | 5,6% | 5.711 | 4,3% | 6,4% |
8º | MINI | 5.924 | 5,5% | 4.101 | 3,1% | 44,5% |
9º | MERCEDES-BENZ | 5.508 | 5,1% | 7.480 | 5,6% | -26,4% |
10º | FORD | 4.973 | 4,6% | 11.479 | 8,7% | -56,7% |
11º | HYUNDAI | 4.740 | 4,4% | 3.366 | 2,5% | 40,8% |
12º | PEUGEOT | 4.544 | 4,2% | 5.386 | 4,1% | -15,6% |
13º | SKODA | 3.665 | 3,4% | 4.881 | 3,7% | -24,9% |
14º | VOLVO | 3.443 | 3,2% | 4.541 | 3,4% | -24,2% |
15º | KIA | 2.903 | 2,7% | 3.589 | 2,7% | -19,1% |
16º | LAND ROVER | 2.669 | 2,5% | 4.548 | 3,4% | -41,3% |
17º | PORSCHE | 2.221 | 2,0% | 2.180 | 1,6% | 1,9% |
18º | RENAULT | 2.019 | 1,9% | 1.799 | 1,4% | 12,2% |
19º | DACIA | 1.742 | 1,6% | 363 | 0,3% | 379,9% |
20º | HONDA | 1.588 | 1,5% | 1.391 | 1,0% | 14,2% |
... | ... | ... | ... | ... | ||
TOTAL | 108.596 | ... | 132.682 | ... | -18,2% |
Preferido há um ano e nº 1 também nos meses de junho e de setembro, o Tesla Model 3 avançou quase 66% nos últimos 12 meses e emplacou quase 10 mil unidades (9.612), seu novo recorde por lá. O resultado foi ainda mais impressionante quando vemos que o vice-líder Mini (4.625) – com crescimento ainda maior (+83%) – teve menos da metade das unidades do nº 1.
Preferido em 2021, o Vauxhall Corsa (2.608) completou o pódio em baixa (-14%). Com o Juke (2.270) à frente do Qashqai (2.122), a Nissan emplacou dois modelos no top 5. A marca ainda viu o elétrico Leaf em 10º, com 1.578 unidades. Com a maior retração em relação a 2020 (-40%), o Volvo XC40 (1.755) foi o 8º colocado.
POS. | MODELO | DEZ.21 | % MERCADO 2021 | DEZ.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TESLA MODEL 3 | 9.612 | 8,9% | 5.798 | 4,4% | 65,8% |
2º | MINI | 4.625 | 4,3% | 2.532 | 1,9% | 82,7% |
3º | VAUXHALL CORSA | 2.608 | 2,4% | 3.029 | 2,3% | -13,9% |
4º | NISSAN JUKE | 2.270 | 2,1% | - | - | - |
5º | NISSAN QASHQAI | 2.122 | 2,0% | 3.109 | 2,3% | -31,7% |
6º | FORD PUMA | 1.827 | 1,7% | 2.600 | 2,0% | -29,7% |
7º | VAUXHALL MOKKA | 1.821 | 1,7% | - | - | - |
8º | VOLVO XC40 | 1.755 | 1,6% | 2.909 | 2,2% | -39,7% |
9º | PEUGEOT 2008 | 1.672 | 1,5% | - | - | - |
10º | NISSAN LEAF | 1.578 | 1,5% | - | - | - |
Observação: Números da Tesla (*) considerando apenas as vendas do Model 3.
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog