A Jeep está expandindo ainda mais sua linha eletrificada na Europa, adicionando opções com o sistema híbrido-leve para o Renegade e Compass. O novo propulsor vem para se juntar ao conhecido híbrido plug-in 4xe, o único disponível para o Wrangler no velho continente, que atualmente representa mais de 25% das vendas da marca na região. Agora os dois SUVs eletrificados já podem ser encomendados, com as primeiras unidades sendo entregues em março.

O Renegade e-Hybrid e o Compass e-Hybrid contam com o mesmo motor quatro cilindros 1.5 turbo a gasolina, que sozinho rende 132 cv e 24,47 kgfm de torque. Este conjunto trabalha junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, que traz embutido um motor elétrico de 48 volts que entrega 20,2 cv (15 kW), adicionando ainda 5,53 kgfm de torque à saída do sistema dos utilitários, algo equivalente a 13,77 kgfm se esse torque fosse enviado na entrada da transmissão.

Galeria: Jeep Renegade e Compass e-Hybrid

A Jeep afirma que esse motor híbrido-leve mais avançado pode mover os SUVs mesmo quando o motor a combustão é desligado. A montadora também promete um consumo de combustível até 15% menor e emissões reduzidas de dióxido de carbono (CO2). Vale lembrar que essa nova motorização está disponível apenas para as versões de tração dianteira do Renegade e Compass.

Tanto o Renegade e-Hybrid quanto o Compass e-Hybrid serão vendidos no mercado europeu como edições especiais, que também estarão disponíveis para as versões híbridas plug-in dos dois crossovers. Batizada de Upland, a edição especial recebe a cor Matter Azur na carrocerua, teto preto de dois tons, rodas de 17 ou 18 polegadas, além de acabamento em bronze nas barras verticais da grade frontal. 

O Compass e-Hybrid está disponível na Europa em quatro níveis de acabamento: Night Eagle, Limited, Upland e S. O Renegade e-Hybrid, por sua vez, será comercializado somente em duas configurações: Upland e S. Todos os níveis de acabamento de ambos os SUVS podem ser personalizados com muitas opções de individualização e uma ampla seleção de rodas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com