Segundo maior mercado mundial de veículos novos, os EUA tiveram um 2021 um pouco melhor do que o ano anterior. As 15.079.182 unidades registradas, segundo o site Marklines, representaram um leve avanço de 3,4% frente ao mesmo período de 2020. Além da melhora, o ano de 2021 trouxe um fato histórico na disputa entre as montadoras.
Após liderar o mercado ininterruptamente desde 2010, a Ford (1.804.824) foi superada pela Toyota (2.027.787), primeira estrangeira a comandar o mercado norte-americano. Distante das líderes, a Chevrolet (1.432.022) completou o pódio com uma retração de quase 18% e vendo cair para pouco mais de 120 mil unidades uma vantagem que havia sido superior a 530 mil em relação à Honda (1.309.222).
Com avanços próximos dos 20%, as sul-coreanas Hyundai (738.081) e Kia (701.416) subiram posições no ranking. Em 13º, a BMW (336.644) chegou ao 3º ano seguido como líder entre as premium, pouco mais de 7 mil à frente da rival Mercedes-Benz (329.574) – excluídas as vendas da linha comercial Sprinter, a vantagem supera as 60 mil unidades. 18ª, a Dodge (215.724) perdeu quase 20% de seus compradores.
POS. | MARCA | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | TOYOTA | 2.027.787 | 13,4% | 1.837.885 | 12,6% | 10,3% | 2º |
2º | FORD | 1.804.824 | 12,0% | 1.929.298 | 13,2% | -6,5% | 1º |
3º | CHEVROLET | 1.432.022 | 9,5% | 1.740.882 | 11,9% | -17,7% | 3º |
4º | HONDA | 1.309.222 | 8,7% | 1.209.805 | 8,3% | 8,2% | 4º |
5º | NISSAN | 919.086 | 6,1% | 819.715 | 5,6% | 12,1% | 5º |
6º | JEEP | 778.711 | 5,2% | 795.313 | 5,5% | -2,1% | 6º |
7º | HYUNDAI | 738.081 | 4,9% | 622.269 | 4,3% | 18,6% | 8º |
8º | KIA | 701.416 | 4,7% | 586.105 | 4,0% | 19,7% | 10º |
9º | RAM | 647.328 | 4,3% | 624.641 | 4,3% | 3,6% | 7º |
10º | SUBARU | 583.810 | 3,9% | 611.938 | 4,2% | -4,6% | 9º |
11º | GMC | 482.437 | 3,2% | 515.311 | 3,5% | -6,4% | 11º |
12º | VOLKSWAGEN | 375.030 | 2,5% | 326.913 | 2,2% | 14,7% | 12º |
13º | BMW | 336.644 | 2,2% | 278.732 | 1,9% | 20,8% | 14º |
14º | MAZDA | 332.821 | 2,2% | 279.076 | 1,9% | 19,3% | 15º |
15º | MERCEDES-BENZ | 329.574 | 2,2% | 325.915 | 2,2% | 1,1% | 17º |
16º | TESLA* | 313.400 | 2,1% | 292.902 | 2,0% | 7,0% | 13º |
17º | LEXUS | 304.475 | 2,0% | 275.040 | 1,9% | 10,7% | 16º |
18º | DODGE | 215.724 | 1,4% | 267.328 | 1,8% | -19,3% | 18º |
19º | AUDI | 196.038 | 1,3% | 186.963 | 1,3% | 4,9% | 19º |
20º | BUICK | 179.799 | 1,2% | 162.741 | 1,1% | 10,5% | 20º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 15.079.182 | 100,0% | 14.580.541 | 100,0% | 3,4% | ... |
No ranking de modelos, outro momento histórico: embora com o seu pior volume anual desde 2012 segundo o Best Selling Cars Blog, a Ford F-Series (726.004) chegou ao 40º ano consecutivo como o veículo mais vendido nos EUA e ao 45º ano como a picape preferida. Mostrando a força do segmento, Ram Pick-up (569.388) e Chevrolet Silverado (529.765) garantiram um pódio 100% pelo 8º ano seguido.
Com 407.739 unidades, o Toyota RAV4 lidera entre os veículos de passeio desde 2017, desta vez com mais de 46 mil unidades de vantagem sobre o Honda CR-V (361.271). Em 6º, o Toyota Camry (313.795) chegou ao 20º ano ininterrupto no topo entre os sedãs. Este, aliás, foi o 25º ano com modelos de marcas japonesas na liderança – o Ford Taurus, em 1996, foi o último representante genuinamente local.
Melhor Nissan na lista, o Rogue (285.602) retornou ao top 10, situação oposta à do Chevrolet Equinox (165.323), que caiu de 7º para 18º após três anos seguidos entre os líderes. Em mais um ano vendendo mais do que o rival Toyota Corolla (248.993), o Honda Civic (263.787) foi o 10º. Com a liderança entre modelos premium desde 2019, desta vez foi o Model Y (161.529) foi o destaque da Tesla.
Já o Model 3, que havia sido o 16º em 2020, despencou para o 30º lugar, com 121.610 unidades. Em alta superior a 60%, o Honda HR-V (137.090) subiu da 50ª para a 26ª posição. Em seu primeiro ano completo, o Ford Bronco Sport (108.169) foi o 36º. Atual carro-chefe da marca no Brasil, a Ranger (94.755), em baixa (-6,6%), foi a 42ª por lá.
POS. | MODELO | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | FORD F-SERIES | 726.004 | 4,8% | 787.422 | 5,4% | -7,8% | 1º |
2º | RAM PICK-UP | 569.388 | 3,8% | 563.676 | 3,9% | 1,0% | 3º |
3º | CHEVROLET SILVERADO | 529.765 | 3,5% | 595.184 | 4,1% | -11,0% | 2º |
4º | TOYOTA RAV4 | 407.739 | 2,7% | 430.387 | 3,0% | -5,3% | 4º |
5º | HONDA CR-V | 361.271 | 2,4% | 335.502 | 2,3% | 7,7% | 5º |
6º | TOYOTA CAMRY | 313.795 | 2,1% | 294.348 | 2,0% | 6,6% | 6º |
7º | NISSAN ROGUE | 285.602 | 1,9% | 227.935 | 1,6% | 25,3% | 12º |
8º | JEEP GRAND CHEROKEE | 264.444 | 1,8% | 209.786 | 1,4% | 26,1% | 15º |
9º | TOYOTA HIGHLANDER | 264.128 | 1,8% | 212.276 | 1,5% | 24,4% | 14º |
10º | HONDA CIVIC | 263.787 | 1,7% | 261.225 | 1,8% | 1,0% | 8º |
11º | TOYOTA TACOMA | 252.520 | 1,7% | 238.806 | 1,6% | 5,7% | 10º |
12º | TOYOTA COROLLA | 248.993 | 1,7% | 237.178 | 1,6% | 5,0% | 11º |
13º | GMC SIERRA | 248.924 | 1,7% | 253.016 | 1,7% | -1,6% | 9º |
14º | FORD EXPLORER | 219.871 | 1,5% | 226.217 | 1,6% | -2,8% | 13º |
15º | JEEP WRANGLER | 204.610 | 1,4% | 201.311 | 1,4% | 1,6% | 17º |
16º | HONDA ACCORD | 202.676 | 1,3% | 199.458 | 1,4% | 1,6% | 18º |
17º | MAZDA CX-5 | 168.448 | 1,1% | 146.420 | 1,0% | 15,0% | 22º |
18º | CHEVROLET EQUINOX | 165.323 | 1,1% | 270.994 | 1,9% | -39,0% | 7º |
19º | TESLA MODEL Y | 161.529 | 1,1% | 10.000 | 0,1% | 1515,3% | - |
20º | SUBARU FORESTER | 154.723 | 1,0% | 176.996 | 1,2% | -12,6% | 20º |
21º | SUBARU OUTBACK | 154.623 | 1,0% | 153.290 | 1,1% | 0,9% | 21º |
22º | HYUNDAI TUCSON | 150.949 | 1,0% | 123.657 | 0,8% | 22,1% | 32º |
23º | FORD ESCAPE | 145.415 | 1,0% | 178.496 | 1,2% | -18,5% | 19º |
24º | TOYOTA 4RUNNER | 144.696 | 1,0% | 129.052 | 0,9% | 12,1% | 26º |
25º | HONDA PILOT | 143.062 | 0,9% | 123.813 | 0,8% | 15,5% | 33º |
26º | HONDA HR-V | 137.090 | 0,9% | 84.027 | 0,6% | 63,1% | 50º |
27º | NISSAN SENTRA | 127.861 | 0,8% | 94.646 | 0,6% | 35,1% | 21º |
28º | SUBARU CROSSTREK | 127.466 | 0,8% | 119.716 | 0,8% | 6,5% | 35º |
29º | HYUNDAI ELANTRA | 124.422 | 0,8% | 105.475 | 0,7% | 18,0% | 24º |
30º | TESLA MODEL3 | 121.610 | 0,8% | 158.000 | 1,1% | -23,0% | 16º |
31º | CHEVROLET TRAVERSE | 116.250 | 0,8% | 125.546 | 0,9% | -7,4% | 29º |
32º | KIA FORTE | 115.929 | 0,8% | 84.997 | 0,6% | 36,4% | - |
33º | LEXUS RX | 115.320 | 0,8% | 101.059 | 0,7% | 14,1% | 42º |
34º | HYUNDAI SANTA FE | 112.071 | 0,7% | 101.513 | 0,7% | 10,4% | 36º |
35º | VW TIGUAN | 109.743 | 0,7% | 110.502 | 0,8% | -0,7% | 43º |
36º | FORD BRONCO SPORT | 108.169 | 0,7% | 5.120 | 0,0% | 2012,7% | - |
37º | TOYOTA SIENNA | 107.990 | 0,7% | 42.885 | 0,3% | 151,8% | - |
38º | CHEVROLET TAHOE | 106.030 | 0,7% | 88.238 | 0,6% | 20,2% | 46º |
39º | NISSAN ALTIMA | 103.777 | 0,7% | 137.988 | 0,9% | -24,8% | 23º |
40º | FORD TRANSIT | 99.745 | 0,7% | 131.556 | 0,9% | -24,2% | 25º |
41º | CHRYSLER PACIFICA | 98.323 | 0,7% | 93.802 | 0,6% | 4,8% | - |
42º | FORD RANGER | 94.755 | 0,6% | 101.486 | 0,7% | -6,6% | - |
43º | KIA SPORTAGE | 94.601 | 0,6% | 84.343 | 0,6% | 12,2% | - |
44º | KIA TELLURIDE | 93.705 | 0,6% | 75.129 | 0,5% | 24,7% | - |
45º | HYUNDAI SONATA | 93.142 | 0,6% | 76.997 | 0,5% | 21,0% | - |
46º | KIA K5 | 92.326 | 0,6% | 31.656 | 0,2% | 191,7% | - |
47º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 90.161 | 0,6% | 34.292 | 0,2% | 162,9% | - |
48º | HYUNDAI KONA | 90.069 | 0,6% | 76.253 | 0,5% | 18,1% | - |
49º | JEEP GLADIATOR | 89.712 | 0,6% | 77.542 | 0,5% | 15,7% | 30º |
50º | JEEP CHEROKEE | 89.126 | 0,6% | 135.855 | 0,9% | -34,4% | 24º |
Observação: Números da Tesla (*) em 2021 são estimados.
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars Blog / Autonews / Carsalesbase / Marklines