Há um truque de marketing que está se tornando cada vez mais popular entre as montadoras e isso quer dizer que um modelo que eles ainda nem lançaram — geralmente uma versão de edição de lançamento com produção limitada — esgotou em minutos.

Vimos esse truque ser colocado em prática recentemente por muitas montadoras, especialmente quando se trata de veículos elétricos futuros, e a General Motors não é exceção à regra. 

Após o anúncio de setembro de 2021 de que o Cadillac Lyriq Debut Edition de 2023 esgotou em pouco mais de dez minutos — sem comunicar quantos veículos faziam parte dessa edição de lançamento —, a GM agora está usando a mesma receita e dizendo que o Chevrolet Silverado EV RST First Edition 2024 esgotou em 12 minutos.

Chevrolet Silverado EV 2024
Chevrolet Silverado EV 2024
Chevrolet Silverado EV 2024

O anúncio foi feito pela CEO da GM, Mary Barra, em entrevista à Bloomberg.

"A recepção foi ótima, a primeira edição do RST esgotou em 12 minutos e as reservas ainda estão chegando, então estamos super animados com a resposta que estamos recebendo porque este é um picape elétrica que tem tanta capacidade que estamos tão animados para compartilhar com o mundo."

Infelizmente, Barra não revelou quantas unidades compõem o lote da Chevrolet Silverado EV RST First Edition 2024, para que ela pudesse estar falando de dezenas, centenas ou até milhares de picapes. A montadora planeja iniciar as entregas da caminhonete de carga no outono de 2023.

Não esqueçamos que a GM afirma que as entregas da picape GMC Hummer EV começaram em dezembro — o que é tecnicamente verdade — e ainda assim as estatísticas da empresa para o último trimestre de 2021 revelaram que ela entregou um único Hummer EV.

Na mesma ocasião, Barra foi perguntada pelo apresentador David Westin se é algo importante para a GM alcançar a Ford quando se trata da picape em tamanho real (as entregas do F-150 Lightning estão começando neste primeiro trimestre). 

"Quando você olha para a corrida de veículos elétricos, nós já tivemos o Bolt por vários anos e agora o Bolt EUV, estamos entregando os Hummers enquanto falamos aqui, o Cadillac Lyriq estará nas ruas em apenas alguns meses, e no início do próximo ano teremos não só a Silverado, mas também a Chevrolet Blazer EV SUV, bem como o Equinox. Então, estou tão animada com todos os veículos elétricos que temos a caminho e é por isso que estou tão confiante em meados da década que seremos o líder em veículos elétricos."

Essa é uma meta muito ambiciosa vinda de uma empresa que só entregou 26 veículos elétricos no quarto trimestre de 2022— 25 unidades do Chevy Bolt EV/EUV e uma única picape GM Hummer EV. Dito isto, seria um erro para qualquer um subestimar o poder industrial da GM; uma vez que a produção desses próximos veículos elétricos tenha início, as entregas crescerão exponencialmente.