Seguindo estratégia já traçada por grandes grupos como Volkswagen e Daimler (controlador da Mercedes-Benz), a Toyota também desenvolverá seu próprio sistema operacional. De acordo com reportagem publicada recentemente pelo jornal japonês Nikkei, a novidade se chamará Arene e estará disponível nos veículos da marca a partir de 2025. O projeto já está adiantado e inclui compatibilidade com as mais avançadas tecnologias.

Segundo informado, a plataforma gerenciará todos os aspectos do carro, desde central de entretenimento, passando por navegação, funções de direção autônoma e até gerenciamento de motores elétricos. A arquitetura estreará nos veículos da própria Toyota, mas depois será usada também pela parceira Subaru. Além disso, há planos para vender o software sob licença para outros fabricantes ou empresas.

Galeria: Toyota bZ4X

Projetos do tipo estão sendo tocados por outras grandes montadoras, criando uma corrida tecnológica que se soma à própria disputa tradicional de vendas. A Volkswagen, por exemplo, trabalha em parceria com a Bosch no sistema operacional VW.OS, enquanto a Mercedes-Benz planeja lançar sua própria arquitetura em 2024. 

Seguindo os mesmos passos, a Stellantis já confirmou pesados investimentos em projetos do tipo e assinou recentemente acordo de joint venture com a gigante de tecnologia chinesa Foxconn. A ideia é criar uma empresa própria de tecnologia chamada Mobile Drive, concentrando ações em projetos de inovação nas áreas de inteligência artificial, assistência de voz, navegação e todas as operações de comércio eletrônico e serviços pagos.

Toyota Corolla Cross 2022 (Europa)

A Renault também tem bastante interesse no setor, tanto que em abril de 2021 contratou ninguém menos que Luc Julia (o "pai" da Siri, o assistente de voz da Apple) como seu novo diretor científico. O engenheiro e cientista da computação franco-americano cuidará dos projetos de interação homem-máquina, conectividade e software para entretenimento e direção.

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