A escalada de preços vivida pelo Chevrolet Camaro no Brasil é certamente uma das mais impressionantes dos últimos anos. Lançado por aqui em 2010, já como linha 2011, o esportivo custava na época aproximadamente R$ 185 mil. Foi subindo de preço com o passar dos anos, trocou de geração, recebeu reestilizações, ganhou mais equipamentos e hoje, na linha 2022, chega a custar mais de R$ 500 mil.
O maior preço corresponde à tabela da versão Conversível, que oficialmente custa R$ 538 mil. O modelo cupê fica posicionado logo abaixo e sai por R$ 490 mil. Os valores são altos, mas ainda assim abaixo do que a Ford cobra pelo Mustang - rival direto e único do Camaro no Brasil. Em versão única Mach 1, custa R$ 545 mil.
Sob o capô, o Camaro tem motor 6.2 V8 com 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, vindo sempre associado ao câmbio automático de 10 marchas. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente de 290 km/h para o cupê e 250 km/h para o conversível.
Em pouco mais de 10 anos de comercialização no mercado brasileiro, o Camaro emplacou mais de 6.500 unidades.
Futuro do Camaro
Apesar de ser considerado um ícone na histórica da Chevrolet, o Camaro pode não ter vida longa. Ao que tudo indica, o esportivo será descontinuado em 2023 sem direito a uma nova geração. Acabará sendo substituído por um inédito sedã elétrico, de detalhes ainda desconhecidos.
Galeria: Chevrolet Camaro
A substituição faz parte do profundo processo de transição que a General Motors vem promovendo internamente, passando de carros a combustão para modelos EV. A partir de 2035, praticamente todos os veículos vendidos pela empresa nos EUA terão propulsão elétrica.