Apesar da circulação de rumores por parte da imprensa sul-coreana, não foi desta vez que a Hyundai encerrou o desenvolvimento de motores tradicionais à combustão. Em resposta enviada ao Motor1.com nos Estados Unidos, o gerente do grupo Hyundai Motor América, Michael Stewart, desmentiu as especulações e afirmou que o departamento de pesquisa e desenvolvimento responsável por propulsores do tipo segue em pleno funcionamento.

"O Hyundai Motor Group pode confirmar que não está interrompendo o desenvolvimento de seus motores após a recente especulação da mídia. O grupo se dedica a fornecer um forte portfólio de trens de força para clientes globais, que inclui uma combinação de motores altamente eficientes e motores elétricos com emissões zero" explicou.

Galeria: Hyundai Creta Platinum 1.0T 2022

A especulação surgiu em decorrência dos fortes investimentos que a empresa vem fazendo na tecnologia de propulsão elétrica. No último mês de setembro, por exemplo, a marca anunciou que planeja se tornar puramente elétrica na Europa antes de 2035. O Velho Continente provavelmente será a primeira região do mundo a abrir mão dos motores a gasolina e diesel em carros de passageiros.

No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido até 2035 e, diante da entrada em vigor dos regulamentos Euro 7 na segunda metade desta década, a Hyundai ainda precisará trabalhar em motores à combustão para torná-los mais limpos e eficientes. Além disso, mercados fora da Europa terão eletrificação tardia e ainda seguirão por vários anos com propulsores tradicionais em oferta.

Em outras palavras, a Hyundai está avançando em todas as frentes, oferecendo uma grande variedade de trens de força para atender diferentes preferências e diferentes mercados. Os motores tradicionais podem estar com os dias contados, mas certamente não serão descartados do dia para a noite.

Hyundai Elantra N 2021
Hyundai Elantra N 2021
Envie seu flagra! flagra@motor1.com