Após um 2020 para esquecer, o mercado espanhol reagiu em 2021. Mas não há motivos para comemorações: de acordo com a Anfac, entidade responsável pelos números oficiais no país, os 859.477 veículos novos comercializados no ano passado representaram um crescimento de apenas 1% e o segundo pior desempenho anual 2013 (723.936).
A disputa pela liderança entre as marcas foi acirrada, com a Seat (70.523) menos de 3,3 mil unidades à frente da Peugeot (67.266), terceira no ano anterior. Vice-líder em 2020, a Volkswagen (61.724) também foi superada pela Toyota (62.329). Destaque para o crescimento das sul-coreanas Hyundai (57.508) e Kia (57.235), e para a BMW (35.193) à frente entre as premium após anos de domínio da Mercedes-Benz (33.676).
POS. |
MARCA |
2021 |
% 2021 |
2020 |
% 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
SEAT |
70.523 |
8,2% |
68.721 |
8,1% |
2,6% |
1º |
2º |
PEUGEOT |
67.266 |
7,8% |
65.699 |
7,7% |
2,4% |
3º |
3º |
TOYOTA |
62.329 |
7,3% |
57.580 |
6,8% |
8,2% |
4º |
4º |
VOLKSWAGEN |
61.724 |
7,2% |
66.817 |
7,8% |
-7,6% |
2º |
5º |
HYUNDAI |
57.508 |
6,7% |
45.505 |
5,3% |
26,4% |
7º |
6º |
KIA |
57.235 |
6,7% |
47.624 |
5,6% |
20,2% |
6º |
7º |
RENAULT |
51.700 |
6,0% |
56.138 |
6,6% |
-7,9% |
5º |
8º |
CITROËN |
47.072 |
5,5% |
43.820 |
5,1% |
7,4% |
8º |
9º |
DACIA |
36.771 |
4,3% |
39.394 |
4,6% |
-6,7% |
10º |
10º |
BMW |
35.193 |
4,1% |
35.229 |
4,1% |
-0,1% |
12º |
11º |
AUDI |
34.732 |
4,0% |
37.285 |
4,4% |
-6,8% |
11º |
12º |
MERCEDES-BENZ |
33.676 |
3,9% |
42.375 |
5,0% |
-20,5% |
9º |
13º |
OPEL |
30.350 |
3,5% |
30.223 |
3,6% |
0,4% |
15º |
14º |
FORD |
29.336 |
3,4% |
34.776 |
4,1% |
-15,6% |
13º |
15º |
FIAT |
28.231 |
3,3% |
28.516 |
3,4% |
-1,0% |
16º |
16º |
SKODA |
26.439 |
3,1% |
22.667 |
2,7% |
16,6% |
17º |
17º |
NISSAN |
26.058 |
3,0% |
34.761 |
4,1% |
-25,0% |
14º |
18º |
VOLVO |
14.354 |
1,7% |
14.325 |
1,7% |
0,2% |
18º |
19º |
MAZDA |
13.929 |
1,6% |
14.253 |
1,7% |
-2,3% |
19º |
20º |
JEEP |
12.696 |
1,5% |
10.802 |
1,3% |
17,5% |
20º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
859.477 |
100,0% |
851.210 |
100,0% |
1,0% |
... |
Na disputa entre os modelos, menos de 700 unidades definiram o nº 1 no ano. Sexto colocado em 2020, o Seat Arona – versão da marca espanhola do nosso VW T-Cross – foi o preferido por 21.946 consumidores. Nos últimos 13 anos, a marca espanhola assegurou o campeão em 12 deles. Impulsionado pela nova geração, o Hyundai Tucson (21.258) saltou do 20º para o 2º lugar.
Preferido no ano passado, o Dacia Sandero (20.419) desta vez foi o terceiro. Atrás do Peugeot 2008 (19.426), 7º há um ano, o Toyota Corolla (16.983) repetiu a quinta posição graças à versão híbrida. Em alta superior a 30% e com reforço da versão elétrica, o Fiat 500 (15.941) entrou no top 10. Fora do top 20 no último ranking, o Seat Ibiza (15.103) ficou perto de retornar ao pelotão de cima.
Líder entre os SUVs e crossovers em 2020, o Nissan Qashqai (14.664) perdeu mais de ¼ de seus compradores e caiu para o 14º lugar. O Renault Clio (14.505), que havia sido o 4º, despencou para o 15º lugar. Recém-lançado no Brasil, o Kia Stonic (11.331) foi o 23º.
POS. |
MODELO |
2021 |
% 2021 |
2020 |
% 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
SEAT ARONA |
21.946 |
2,6% |
15.365 |
1,8% |
42,83% |
6º |
2º |
HYUNDAI TUCSON |
21.258 |
2,5% |
12.746 |
1,5% |
66,78% |
20º |
3º |
DACIA SANDERO |
20.419 |
2,4% |
24.035 |
2,8% |
-15,04% |
1º |
4º |
PEUGEOT 2008 |
19.426 |
2,3% |
15.225 |
1,8% |
27,59% |
7º |
5º |
TOYOTA COROLLA |
16.983 |
2,0% |
15.478 |
1,8% |
9,72% |
5º |
6º |
PEUGEOT 3008 |
16.812 |
2,0% |
14.651 |
1,7% |
14,75% |
8º |
7º |
SEAT LEON |
16.691 |
1,9% |
23.582 |
2,8% |
-29,22% |
2º |
8º |
VW T-ROC |
15.988 |
1,9% |
12.978 |
1,5% |
23,19% |
14º |
9º |
CITROËN C3 |
15.948 |
1,9% |
12.948 |
1,5% |
23,17% |
15º |
10º |
FIAT 500 |
15.941 |
1,9% |
12.189 |
1,4% |
30,78% |
20º |
11º |
SEAT IBIZA |
15.103 |
1,8% |
11.342 |
1,3% |
33,16% |
- |
12º |
TOYOTA C-HR |
15.013 |
1,7% |
12.789 |
1,5% |
17,39% |
17º |
13º |
PEUGEOT 208 |
14.961 |
1,7% |
12.839 |
1,5% |
16,53% |
16º |
14º |
NISSAN QASHQAI |
14.664 |
1,7% |
19.818 |
2,3% |
-26,01% |
3º |
15º |
RENAULT CLIO |
14.505 |
1,7% |
17.816 |
2,1% |
-18,58% |
4º |
16º |
CITROËN C4 |
14.350 |
1,7% |
9.519 |
1,1% |
50,75% |
- |
17º |
OPEL CORSA |
13.669 |
1,6% |
12.062 |
1,4% |
13,32% |
- |
18º |
SEAT ATECA |
13.304 |
1,5% |
14.139 |
1,7% |
-5,91% |
10º |
19º |
RENAULT CAPTUR |
13.110 |
1,5% |
14.196 |
1,7% |
-7,65% |
9º |
20º |
DACIA DUSTER |
12.404 |
1,4% |
11.570 |
1,4% |
7,21% |
- |
21º |
HYUNDAI KONA |
12.234 |
1,4% |
14.117 |
1,7% |
-13,34% |
11º |
22º |
TOYOTA YARIS |
11.363 |
1,3% |
10.558 |
1,2% |
7,62% |
- |
23º |
KIA STONIC |
11.331 |
1,3% |
8.744 |
1,0% |
29,59% |
- |
24º |
RENAULT MÉGANE |
10.559 |
1,2% |
12.780 |
1,5% |
-17,38% |
18º |
25º |
KIA SPORTAGE |
10.238 |
1,2% |
9.694 |
1,1% |
5,61% |
- |
26º |
FORD PUMA |
9.698 |
1,1% |
8.500 |
1,0% |
14,09% |
- |
27º |
TOYOTA RAV4 |
9.444 |
1,1% |
11.138 |
1,3% |
-15,21% |
- |
28º |
HYUNDAI I20 |
9.382 |
1,1% |
7.721 |
0,9% |
21,51% |
- |
29º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
9.348 |
1,1% |
9.179 |
1,1% |
1,84% |
- |
30º |
CUPRA FORMENTOR |
9.208 |
1,1% |
558 |
0,1% |
1550,18% |
- |
Fontes: Anfac / Motorpassion / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Hyundai revela o novo Tucson 2025: esse é o SUV que virá ao Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Caoa leiloa último Hyundai Tucson da primeira geração feito no Brasil