A Fiat realmente fez uma limpa em sua linha de carros. Além de encerrar a venda de Grand Siena e Doblò, e acabar com a venda de Argo, Cronos e Toro com o motor 1.8 E.torQ, a fabricante ainda mexeu no Mobi, extinguindo a versão Easy de entrada, antes vendida por R$ 57.890. Assim, o subcompacto agora tem preço inicial de R$ 59.190, chegando a R$ 62.290 na configuração Trekking 1.0.

O Fiat Mobi é um dos poucos carros abaixo de R$ 60 mil e, há alguns meses, parou de disputar pelo título de automóvel mais barato do Brasil, deixando o Renault Kwid ficar com esta posição. Por R$ 57.890, a versão Easy já estava quase R$ 10 mil mais cara do que o Kwid Life, que custa R$ 48.790. Ao menos a configuração Like segue por R$ 59.190, sem passar desta barreira dos R$ 60 mil – ao menos por enquanto.

Galeria: Fiat Mobi Easy

Apesar das novas normas para reduzir as emissões de poluentes e ruído do Proconve L7, a Fiat não mexeu na parte mecânica, mantendo o 1.0 Fire EVO de 75 cv a 6.250 rpm e 9,9 kgfm de torque a 3.850 rpm, quando abastecido com etanol. Junto com o Uno Ciao, edição especial de despedida do hatch, é o único carro da marca a ainda usar este motor – o Grand Siena saiu de linha no dia 31 de dezembro.

Ao menos esta versão não é tão básica quanto era o Easy. Traz ar-condicionado, computadore de bordo, travas elétricas nas quatro portas, vidros elétricos dianteiros, limpador e desembaçador no vidro traseiro. Ainda deixa alguns itens de lado, contando com direção hidráulica e preparação para rádio com dois alto-falantes dianteiros. Adicionar banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura custa R$ 1.000, enquanto a multimídia com tela de 7” sai por R$ 3.500, o que não faz sentido. O Mobi Trekking custa R$ 62.690, o que seria R$ 1.400 a menos do que o preço final do Mobi Like com os dois opcionais.

Os planos originais da Stellantis incluiam uma reestilização para o Mobi, que antes era prevista para 2021. Porém, a pandemia mudou toda a estratégia e todos os lançamentos foram adiados em cerca de 6 meses (em alguns casos, até mais, como aconteceu com o Pulse). Com isto, o Mobi renovado deve aparecer apenas neste ano, e possivelmente no 2º semestre. Procurada pelo Motor1.com, a Stellantis confirmou o fim da versão mais barata sem ar-condicionado, acrescentando que "o Mobi Easy deixou de ser produzido por questões de mercado".

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