Aproximadamente um mês depois de aparecer pela primeira vez com carroceria de produção, o tão falado Ferrari Purosangue volta a circular em testes e posar para lentes espiãs na Europa. Primeiro veículo com pegada SUV desenvolvido pela marca, o modelo chegará ao mercado em 2022 e cumprirá importante papel estratégico na abertura comercial da empresa para este rentável e crescente segmento.

Consumidores de perfil mais purista tendem a resistir, mas a Ferrari não pode simplesmente ignorar a existência de um nicho pra lá de lucrativo e já explorado por diversas companhias rivais. Na prática, o Purosangue não só enfrentará o Lamborghini Urus, como também Aston Matin DBX, Bentley Bentayga Speed, Porsche Cayenne Turbo GT e, até certo ponto, o próximo BMW XM.

Galeria: Ferrari Purosangue - Novos flagras

Embora ainda bastante camuflado, o Purosangue deixa à mostra detalhes importantes em termos de porte e design. Pelo que já é possível notar, o modelo terá forte pegada cupê, traseira curta e capô alongado e inclinado. Ao que tudo indica, será o primeiro veículo da marca com quatro portas e, em termos de porte, não será tão grande quanto o Lamborghini Urus. Internamente, terá espaço para acomodar até quatro pessoas.

Mecanicamente, será construído sobre uma nova plataforma de motor central-dianteiro e terá à disposição pelo menos três diferentes opções de motorização, incluindo um conjunto híbrido. A arquitetura (em grande parte herdada do modelo Roma) colocará o motor para trás das rodas dianteiras, enquanto a transmissão de dupla embreagem ficará na traseira, para melhorar a distribuição de peso.

Ferrari SUV rendering
Purosangue - Projeção

A base também permitirá o uso de um sistema de tração nas quatro rodas, enquanto os modelos híbridos transmitirão a força extra do motor elétrico para as rodas traseiras. Especulações apontam para a oferta de dois motores principais: um PHEV twin-turbo V6 com potência combinada de 830 cv e um V12 tradicional também de alto rendimento. Corre por fora ainda o uso de um V8 como opção de acesso.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com