Em queda pelo 5º mês consecutivo, o mercado alemão emplacou em novembro menos de 200 mil veículos novos (198.258) segundo a KBA - entidade que representa os revendedores no país -, uma retração de quase 32%. Com isso, o acumulado (2.394.502) de 2021, que era positivo até agosto, agora está negativo em 8,1%.
A previsão de especialistas segue apontando que este deverá ser o pior ano para o maior mercado europeu desde 1985. A Volkswagen (29.561) se manteve à frente entre as montadoras, mas agora com menos de 15% de market share. A Mercedes (20.586) ficou à frente da BMW (16.738) pelo 2º mês seguido e agora está a apenas 1,3 mil unidades da rival no acumulado, deixando para dezembro a definição de quem terminará o ano como vice.
POS. | MARCA | NOV.21 | % MERCADO 2021 | NOV.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW | 29.561 | 14,9% | 51.087 | 17,6% | -42,1% |
2º | MERCEDES-BENZ | 20.586 | 10,4% | 32.869 | 11,3% | -37,4% |
3º | BMW | 16.738 | 8,4% | 24.532 | 8,5% | -31,8% |
4º | OPEL | 13.063 | 6,6% | 18.338 | 6,3% | -28,8% |
5º | SKODA | 11.467 | 5,8% | 17.094 | 5,9% | -32,9% |
6º | AUDI | 10.548 | 5,3% | 19.149 | 6,6% | -44,9% |
7º | RENAULT | 10.516 | 5,3% | 13.775 | 4,7% | -23,7% |
8º | HYUNDAI | 9.823 | 5,0% | 9.936 | 3,4% | -1,1% |
9º | FORD | 8.791 | 4,4% | 19.669 | 6,8% | -55,3% |
10º | FIAT | 6.294 | 3,2% | 7.577 | 2,6% | -16,9% |
11º | SEAT | 5.685 | 2,9% | 9.291 | 3,2% | -38,8% |
12º | TESLA | 5.613 | 2,8% | 1.680 | 0,6% | 234,1% |
13º | KIA | 5.594 | 2,8% | 5.600 | 1,9% | -0,1% |
14º | TOYOTA | 5.132 | 2,6% | 8.498 | 2,9% | -39,6% |
15º | PEUGEOT | 4.027 | 2,0% | 5.828 | 2,0% | -30,9% |
16º | MINI | 3.973 | 2,0% | 3.634 | 1,3% | 9,3% |
17º | DACIA | 3.807 | 1,9% | 4.702 | 1,6% | -19,0% |
18º | MITSUBISHI | 3.429 | 1,7% | 2.910 | 1,0% | 17,8% |
19º | VOLVO | 3.310 | 1,7% | 4.615 | 1,6% | -28,3% |
20º | SMART | 2.677 | 1,4% | 3.018 | 1,0% | -11,3% |
... | ... | ... | ... | ... |
| ... |
| TOTAL | 198.258 | 100,0% | 290.150 | 100,0% | -31,7% |
| ACUMULADO | 2.394.502 | 100,0% | 2.606.284 | 100,0% | -8,1% |
Entre os modelos, um novo líder: se em outubro a posição de honra coube de maneira inédita ao VW T-Roc (4.719), segundo colocado desta vez, o topo da tabela ficou agora com o Opel Corsa (4.806). Próximo dos dois primeiros, o elétrico Renault Zoe jamais havia estado no pódio. 15º em outubro, o Up! (3.986) saltou para a 4ª posição.
Praticamente em empate técnico com o VW, o Mini (3.973) e o Mercedes GLC (3.964) – nº 1 entre os premium – vieram na sequência. Com avanço de quase 137% frente a 2020, enquanto o Tesla Model 3 (3.825) foi o 8º. Sentindo falta de algum modelo? Pois bem: em queda de quase 70%, o VW Golf(3.186) caiu para 10º, sua pior posição desde o lançamento na década de 70. Repetindo a 31ª posição do mês anterior, o Q5 (1.792) foi novamente o melhor dos Audi.
POS. | MODELO | NOV.21 | % MERCADO 2021 | NOV.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | OPEL CORSA | 4.806 | 2,4% | 6.768 | 2,3% | -29,0% |
2º | VW T-ROC | 4.719 | 2,4% | 5.703 | 2,0% | -17,3% |
3º | RENAULT ZOE | 4.200 | 2,1% | 4.287 | 1,5% | -2,0% |
4º | VW UP | 3.986 | 2,0% | 4.117 | 1,4% | -3,2% |
5º | MINI | 3.973 | 2,0% | 3.634 | 1,3% | 9,3% |
6º | MERCEDES GLC | 3.964 | 2,0% | 4.342 | 1,5% | -8,7% |
7º | FIAT 500 | 3.904 | 2,0% | 3.757 | 1,3% | 3,9% |
8º | TESLA MODEL 3 | 3.825 | 1,9% | 1.617 | 0,6% | 136,5% |
9º | SKODA OCTAVIA | 3.307 | 1,7% | 5.282 | 1,8% | -37,4% |
10º | VW GOLF | 3.186 | 1,6% | 10.515 | 3,6% | -69,7% |
11º | VW T-CROSS | 3.077 | 1,6% | 2.796 | 1,0% | 10,1% |
12º | MERCEDES CLASSE E | 2.753 | 1,4% | 4.200 | 1,4% | -34,5% |
13º | OPEL ASTRA | 2.665 | 1,3% | 3.581 | 1,2% | -25,6% |
14º | FORD KUGA | 2.557 | 1,3% | 2.871 | 1,0% | -10,9% |
15º | OPEL MOKKA | 2.535 | 1,3% | 0 | 0,0% | - |
16º | HYUNDAI KONA | 2.506 | 1,3% | 4.545 | 1,6% | -44,9% |
17º | KIA CEED | 2.429 | 1,2% | 2.008 | 0,7% | 21,0% |
18º | VW PASSAT | 2.264 | 1,1% | 6.764 | 2,3% | -66,5% |
19º | VW TRANSPORTER | 2.260 | 1,1% | 2.941 | 1,0% | -23,2% |
20º | MERCEDES CLASSE A | 2.256 | 1,1% | 5.025 | 1,7% | -55,1% |
21º | VW TIGUAN | 2.212 | 1,1% | 5.200 | 1,8% | -57,5% |
22º | MERCEDES CLASSE C | 2.195 | 1,1% | 3.648 | 1,3% | -39,8% |
23º | BMW X1 | 2.151 | 1,1% | 3.047 | 1,1% | -29,4% |
24º | MERCEDES GLA | 2.129 | 1,1% | 2.151 | 0,7% | -1,0% |
25º | MITSUBISHI MIRAGE | 2.114 | 1,1% | 1.235 | 0,4% | 71,2% |
26º | FIAT DUCATO | 2.059 | 1,0% | 2.455 | 0,8% | -16,1% |
27º | BMW SÉRIE 1 | 2.028 | 1,0% | 3.078 | 1,1% | -34,1% |
28º | BMW X3 | 2.000 | 1,0% | 2.096 | 0,7% | -4,6% |
29º | FORD FOCUS | 1.917 | 1,0% | 5.687 | 2,0% | -66,3% |
30º | SMART FORTWO | 1.809 | 0,9% | 2.386 | 0,8% | -24,2% |
31º | AUDI Q5 | 1.792 | 0,9% | 2.550 | 0,9% | -29,7% |
32º | TESLA MODEL Y | 1.787 | 0,9% | 0 | 0,0% | - |
33º | HYUNDAI TUCSON | 1.784 | 0,9% | 1.276 | 0,4% | 39,8% |
34º | BMW SÉRIE 5 | 1.772 | 0,9% | 2.551 | 0,9% | -30,5% |
35º | SEAT LEON | 1.761 | 0,9% | 2.272 | 0,8% | -22,5% |
36º | VW POLO | 1.742 | 0,9% | 5.359 | 1,8% | -67,5% |
37º | BMW SÉRIE 3 | 1.727 | 0,9% | 5.331 | 1,8% | -67,6% |
38º | PEUGEOT 208 | 1.726 | 0,9% | 1.012 | 0,3% | 70,6% |
39º | SKODA KAROQ | 1.681 | 0,8% | 2.038 | 0,7% | -17,5% |
40º | AUDI Q3 | 1.633 | 0,8% | 2.273 | 0,8% | -28,2% |
41º | RENAULT CLIO | 1.568 | 0,8% | 1.846 | 0,6% | -15,1% |
42º | FORD TRANSIT | 1.563 | 0,8% | 1.767 | 0,6% | -11,5% |
43º | DACIA DUSTER | 1.543 | 0,8% | 1.532 | 0,5% | 0,7% |
44º | VW ID.3 | 1.517 | 0,8% | 2.439 | 0,8% | -37,8% |
45º | MERCEDES CLA | 1.470 | 0,7% | 2.740 | 0,9% | -46,4% |
46º | SKODA SUPERB | 1.463 | 0,7% | 2.156 | 0,7% | -32,1% |
47º | HYUNDAI IONIQ5 | 1.456 | 0,7% | 291 | 0,1% | 400,3% |
48º | RENAULT TWINGO | 1.433 | 0,7% | 1.298 | 0,4% | 10,4% |
49º | SKODA ENYAQ | 1.417 | 0,7% | 0 | 0,0% | - |
50º | BMW SÉRIE 2 | 1.399 | 0,7% | 2.390 | 0,8% | -41,5% |
Observação: Números de novembro/20 indisponíveis para o Opel Mokka.
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog