Inovação importante trazida pela Renault e marca registrada dos carros da empresa até hoje, a conhecida chave-cartão completa 20 anos de lançamento. O dispositivo popularizou o sistema de acesso mãos-livres e substituiu as chaves convencionais por um cartão que pode ser levado no bolso ou até na carteira. Há duas décadas, foi novidade absoluta para a marca e para o mercado - só o Mercedes-Benz Classe S da época oferecia recurso parecido.

A ideia de criar o dispositivo partiu de Bernard Dumondel, diretor de produto, durante estadia em hotel em Luxemburgo. Ao utilizar a chave do seu quarto, um cartão magnético, o executivo pensou: por que não usar um cartão sem contato em vez da chave tradicional do carro? Nasceu então o conceito do chamado Cartão Renault. O projeto foi apresentado ao comitê executivo da marca (incluindo o próprio Louis Schweitzer, então CEO da Renault) e rapidamente aprovado.

Galeria: Renault chave-cartão - 20 anos

O primeiro veículo a usar o dispositivo foi o Laguna de segunda geração, lançado em 2001. O modelo tinha a missão de reposicionar a imagem de marca da Renault, trazendo design atraente e avanços importantes nas áreas de segurança e tecnologia. Na prática, se tornou o primeiro carro produzido em série por uma marca generalista a oferecer chave tipo cartão.

Nos anos seguintes, a Renault implementou melhorias e passou a usar o recurso em mais modelos, como Espace e Vel Satis. Em seguida, ampliou para toda gama, desde o Clio até Scénic e Mégane (modelo responsável por popularizar o sistema no Brasil). Em 2007, o motorista só tinha de colocar a mão na maçaneta para destrancar as portas e desbloquear o carro.

Mais tarde, em 2015, uma versão atualizada do equipamento contava com nova sequência de boas-vindas luminosa e sonora. Em 2019, o design do cartão foi todo remodelado e o carro passou a travar e destravar as portas automaticamente quando o dispositivo está próximo ou distante do veículos.

Renault chave-cartão - 20 anos

Em 2022, a novo Megane E-TECH Electric promete experiência ainda mais inovadora. Com antenas mais eficientes, o cartão passa a identificar o motorista imediatamente em qualquer área ao redor do veículo. A sequência de boas-vindas é acionada à medida que o condutor se aproxima do carro, enquanto as maçanetas escamoteáveis são ativadas e as portas desbloqueadas automaticamente.

No mercado europeu, dois de cada três veículos vendidos pela Renault contam com chave-cartão. Em alguns modelos, como ZOE e Espace, o recurso está presente em 100% dos exemplares. Em outros como Scenic, Captur, Kadjar, Talisman, Koleos e Arkana, o índice é de 90%.

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