Pouco mais de duas semanas depois de lançar o SW4 Diamond, versão de proposta mais luxuosa do utilitário, a Toyota anunciou o novo SW4 GR-S. Ao contrário do que se imaginava, a nova configuração esportiva chega para ficar posicionada no topo da gama do SUV, que vem importada da Argentina com preço de R$ 415.790 (R$ 9 mil mais cara que o SW4 Diamond).

Para quem não se lembra do SW4 GR-S, ele apareceu aqui no Motor1.com quando os primeiros detalhes do utilitário assinado pela Toyota Gazoo Racing eram divulgados pela marca japonesa. Mas falando do novo SW4 GR-S, ele se diferencia principalmente pela parte frontal, que assim como a Diamond traz faróis full-LED com novo formato e assinatura, além de para-choque exclusivo com o emblema GR-S em preto e vermelho no lado esquerdo da entrada de ar. A região dos faróis de neblina traz um friso adicional na cor da carroceria.

Toyota SW4 Gazoo Racing Sport 2022
Toyota SW4 Gazoo Racing Sport 2022
Toyota SW4 Gazoo Racing Sport 2022

Outras novidades estéticas ficam por conta das rodas de liga-leve de 18 polegadas com emblemas GR, spoiler traseiro exclusivo (e de tamanho considerável) e também pelo para-choque traseiro com “difusor aerodinâmico”, como afirma a Toyota. O novo SW4 GR-S será comercializado somente com duas opções de cores, sendo Preto Mica ou a pintura bicolor em Branco Pérola com teto preto.

Indo para a cabine não tem como não se lembrar do Corolla GR-S, já que os bancos trazem a mesma padronagem que combina couro em suede com costuras contrastantes em vermelho, fora que os assentos têm acabamento perfurado e apoios de cabeça com o emblema Toyota Gazoo Racing bordado. O volante também tem revestimento de couro microperfurado e costuras vermelhas, enquanto as pedaleiras tem acabamento de alumínio.

Toyota SW4 Gazoo Racing Sport 2022

Apesar de não ser limitada, o SW4 GR-S recebe ainda uma plaqueta no console com o número da unidade – tudo para manter uma aura de exclusividade. Outros detalhes ficam para o painel de instrumentos, que tem uma pequena tela de TFT de 4,2” com animação exclusiva de boas-vindas na versão GR-S.

Toyota SW4 Gazoo Racing Sport 2022

Não há novidades em relação a motorização, já que o SW4 GR-S tem o mesmo motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm de torque, o mesmo das demais versões do utilitário. A transmissão é automática de 6 marchas e a tração 4x4 com reduzida. Embora não tenha novidades no motor, o SUV traz um projeto exclusivo de suspensão que adota amortecedores tipo monotubo. Na prática, a Toyota afirma que a mudança no sistema de amortecimento deixou o utilitário mais firme e com menor nível de rolagem de carroceria, o que deixou também a direção mais direta e progressiva.

Para justificar os R$ 415.790 pedidos pelo SW4 GR-S, a Toyota o recheou de equipamentos. Assim, o SUV traz carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas, abertura de porta-malas com sensor de movimentação dos pés, sistema de câmeras com visão 360, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de ponto cego. Soma ainda central multimídia de 8”, sistema de som JBL com 10 alto-falantes e um subwoofer, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, controles de estabilidade e tração, monitor de ponto cego, 7 airbags, assistência à frenagem de emergência, entre outros.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com