Após antecipar a novidade por meio de um breve teaser nas redes sociais, a KTM finalmente confirmou a chegada da 890 Adventure para o mercado brasileiro. A big trail da marca austríaca foi revelada globalmente no ano passado e chega aqui com preço definido em R$ 139.900. No entanto, a empresa teve que mudar seu nome para cá.

A Fiat já detém os direitos do nome Adventure para uso em veículos no Brasil. Por conta disso, a nova aventureira de porte grande será comercializada por aqui como "890 R". A nomenclatura não é totalmente alienígena à KTM, já que uma das versões da moto lá fora já é chamada de "890 Adventure R".

KTM 890 Adventure

Para a motorização, a nossa KTM 890 R utiliza o mesmo propulsor da esportiva sem carenagens 890 Duke, um bicilíndrico paralelo de 889 cm³. Na big trail ele é capaz de entregar 106 cv de potência e 10,1 kgfm de torque. Na moto aventureira, o propulsor tem uma maior taxa de compressão, válvulas de maior diâmetro, comando de válvulas específico, pistões mais leves e virabrequim retrabalhado. 

A transmissão de 6 marchas conta com quickshifter. Quadro e a balança traseira são os mesmos da antiga 790 Adventure europeia. Os freios têm disco duplo na dianteira de 320 mm de diâmetro e simples de 260 mm na traseira. A suspensão é toda fornecida pela WP, com garfo invertido na dianteira e 240 mm de curso. As rodas são raiadas com pneus com câmara na Adventure R. Na dianteira, tem 21 polegadas de diâmetro, enquanto a traseira tem 18 polegadas.

KTM 890 Adventure

A questão porém é seu preço. Apesar de ter porte e motorização para brigar com motos como BMW F 850 GS e Triumph Tiger 900, motos que partem de menos de R$ 70 mil, seu preço acaba superando até mesmo o da BMW R 1250 GS Adventure 40 Years, moto que testamos há pouco tempo, é maior, mais equipada e custa R$ 122.500.

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