A crise dos semicondutores influenciou diretamente mais um mês de retração no Reino Unido, o 4º consecutivo. Segundo a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no Reino Unido, foram comercializadas em outubro apenas 106.265 veículos novos, 24,6% a menos do que há um ano. De acordo com a entidade, este foi o pior desempenho para um mês de outubro desde 1991.

Enquanto os veículos 100% elétricos cresceram quase 18% nos últimos doze meses, os modelos movidos a diesel despencaram mais de 66%. O acumulado de 2021, de 1.422.879 unidades, ainda é positivo em 2,8%, mas se a trajetória de baixa permanecer o mercado local corre sérios riscos de encerrar o ano com desempenho ainda pior do que o registrado no trágico 2020.

Na disputa entre as montadoras, a Volkswagen (9.052) retomou a liderança perdida no mês anterior para a Toyota (5.122) – que desta vez foi apenas a 9ª colocada. Destaque para o terceiro lugar da Kia (7.436) que, junto com a Hyundai (5.447, 8ª), foram as únicas a crescerem no pelotão de cima. Líder local nos últimos anos, a Ford (6.829) perdeu quase metade dos compradores de 2020.

POS. 

MARCA 

OUT.21 

% MERCADO 2021 

OUT.20 

% MERCADO 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

VOLKSWAGEN 

9.052 

8,5% 

11.939 

8,5% 

-24,2% 

2º 

BMW 

7.778 

7,3% 

10.827 

7,7% 

-28,2% 

3º 

KIA 

7.436 

7,0% 

6.090 

4,3% 

22,1% 

4º 

MERCEDES-BENZ 

6.856 

6,5% 

10.888 

7,7% 

-37,0% 

5º 

AUDI 

6.841 

6,4% 

11.453 

8,1% 

-40,3% 

6º 

FORD 

6.829 

6,4% 

12.946 

9,2% 

-47,3% 

7º 

VAUXHALL 

6.099 

5,7% 

8.293 

5,9% 

-26,5% 

8º 

HYUNDAI 

5.447 

5,1% 

4.051 

2,9% 

34,5% 

9º 

TOYOTA 

5.122 

4,8% 

7.944 

5,6% 

-35,5% 

10º 

PEUGEOT 

5.106 

4,8% 

5.311 

3,8% 

-3,9% 

11º 

NISSAN 

4.887 

4,6% 

5.305 

3,8% 

-7,9% 

12º 

MINI 

4.289 

4,0% 

4.210 

3,0% 

1,9% 

13º 

SEAT 

2.487 

2,3% 

3.544 

2,5% 

-29,8% 

14º 

MG 

2.339 

2,2% 

1.892 

1,3% 

23,6% 

15º 

CITROËN  

2.290 

2,2% 

2.330 

1,7% 

-1,7% 

16º 

SKODA 

2.290 

2,2% 

5.693 

4,0% 

-59,8% 

17º 

RENAULT 

2.123 

2,0% 

3.093 

2,2% 

-31,4% 

18º 

PORSCHE 

1.650 

1,6% 

1.235 

0,9% 

33,6% 

19º 

HONDA 

1.629 

1,5% 

2.107 

1,5% 

-22,7% 

20º 

MAZDA 

1.322 

1,2% 

1.548 

1,1% 

-14,6% 

... 

... 

  

... 

  

... 

... 

  

TOTAL 

106.265 

... 

140.945 

... 

-24,6% 

  

ACUMULADO 

1.422.879 

... 

1.384.601 

... 

2,8% 

Em baixa no Brasil, o VW Polo (3.167), que já havia sido o nº 1 por lá em julho, assegurou nova liderança com apenas 34 unidades de vantagem sobre um Mini (3.133) que jamais havia tido uma colocação tão boa em seu país de origem. Fechando o pódio, o Nissan Qashqai (2.838) mais uma vez foi o SUV preferido.

Mini Cooper SE Top Collection 2021
Nissan Qashqai 2021
Ford Focus 2022

Sem nenhum modelo no top 10 pela 1ª vez desde 1965 no mês anterior, a Ford desta vez marcou presença com o 4º lugar do Focus (2.735). Em sua 4ª presença entre os líderes no ano, o Kia Niro (2.479) ficou muito próximo do Vauxhall Corsa (2.567), nº 1 no acumulado. Com 1.972 unidades, o Peugeot 2008 estreou no ranking dos mais vendidos. Preferido em setembro, o Tesla Model 3 ficou de fora.

POS. 

MODELO 

OUT.21 

% MERCADO 2021 

OUT.20 

% MERCADO 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

VW POLO 

3.167 

3,0% 

2º 

MINI 

3.133 

2,9% 

3.100 

2,2% 

1,1% 

3º 

NISSAN QASHQAI 

2.838 

2,7% 

4º 

FORD FOCUS 

2.735 

2,6% 

2.823 

2,0% 

-3,1% 

5º 

VAUXHALL CORSA 

2.567 

2,4% 

3.957 

2,8% 

-35,1% 

6º 

KIA NIRO 

2.479 

2,3% 

7º 

VOLVO XC40 

2.451 

2,3% 

3.548 

2,5% 

-30,9% 

8º 

MERCEDES CLASSE A 

2.239 

2,1% 

4.149 

2,9% 

-46,0% 

9º 

PEUGEOT 2008 

1.972 

1,9% 

10º 

HYUNDAI TUCSON 

1.849 

1,7% 

Observação:

- Números de outubro/20 indisponíveis para VW Polo, Nissan Qashqai, Kia Niro, Peugeot 208 e Hyundai Tucson.

Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog

Envie seu flagra! flagra@motor1.com