Pessoal, os carros são caros. Se você acha que preparar seu carro para track days sai caro, imagine construir milhões de veículos enquanto também constrói milhões de peças, cria modelos totalmente novos, desenvolve novas tecnologias, paga centenas de milhares de pessoas para trabalhar para você, e ocasionalmente paga multas pesadas por contornar as regras de emissão.

Dizemos isto para ajudar a aliviar o golpe das informações mais abaixo. De que golpe estamos falando? No tempo que você levou para ler isto até aqui, as 10 fabricantes mais bem sucedidas do mundo ganharam mais dinheiro do que você provavelmente ganha em um ano. Sim, um ano.

É o que diz um novo estudo realizado pela Uswitch, que coletou dados sobre a receita anual das principais montadoras do mundo. Essa informação não é exatamente secreta - praticamente todas as empresas anunciam vendas e receitas para seus acionistas pelo menos trimestralmente, se não mensalmente, com números auditados. E há sempre um resumo anual para trazer tudo isso em perspectiva, calculando a média dos altos e baixos. A reviravolta aqui é que a Uswitch dividiu os ganhos anuais por segundo. Sim, isso significa que outro salário anual de uma pessoa comum foi ganho pelas principais marcas de carros enquanto você lê este parágrafo.

Galeria: Volkswagen Golf R 2022

De quanto estamos falando exatamente? Aqui está um gráfico rápido para as 10 maiores montadoras de automóveis, mostrando os ganhos anuais discriminados por hora, minuto e segundo, conforme relatado pela Uswitch.

Empresa Lucros anuais Ganhos por hora Ganhos por minuto Ganhos por segundo
Toyota

US$ 275 bilhões

(R$ 1,51 trilhões)

US$ 31,4 milhões

(R$ 172 milhões)

US$ 523.889

(R$ 2,88 milhões)

US$ 8.731

(R$ 48.053)

Volkswagen US$ 255 bilhões
(R$ 1,40 trilhões)

US$ 29,1 milhões

(R$ 160 milhões)

US$ 484.399

(R$ 2,66 milhões)

US$ 8.073

(R$ 44.432)

Daimler

US$ 176 bilhões

(R$ 967 bilhões)

US$ 20,1 milhões

(R$ 110 milhões)

US$ 355.363

(R$ 1,95 milhão)

US$ 5.589

(R$ 30.760)

Honda

US$ 137 bilhões

(R$ 753 bilhões)

US$ 15,7 milhões

(R$ 86,4 milhões)

US$ 261.349

(R$ 1,43 milhão)

US$ 4.356

(R$ 23.974)

Mitsubishi

US$ 136 bilhões

(R$ 747 bilhões)

US$ 15,5 milhões

(R$ 85,3 milhões)

US$ 258.702

(R$ 1,42 milhão)

US$ 4.312

(R$ 23.732)

Ford

US$ 127 bilhões

(R$ 698 bilhões)

US$ 14,5 milhões

(R$ 79,8 milhões)

US$ 241.903

(R$ 1,33 milhão)

US$ 4.032

(R$ 22.191)

General Motors

US$ 122 bilhões

(R$ 670 bilhões)

US$ 14,0 milhões

(R$ 77 milhões)

US$ 233.038

(R$ 1,28 milhão)

US$ 3.884

(R$ 21.376)

BMW

US$ 113 bilhões

(R$ 621 bilhões)

US$ 12,9 milhões

(R$ 70,9 milhões)

US$ 215.137

(R$ 1,18 milhão)

US$ 3.586

(R$ 19.736)

Stellantis

US$ 99 bilhões

(R$ 544 bilhões)

US$ 11,3 milhões

(R$ 62,1 milhões)

US$ 188.375

(R$ 1,03 milhão)

US$ 3.140

(R$ 17.281)

Nissan

US$ 91 bilhões

(R$ 500 bilhões)

US$ 10,4 milhões

(R$ 57,2 milhões)

US$ 172.919

(R$ 951.711)

US$ 2.882

(R$ 15.861)

Com US$ 8.731 (R$ 48.053) por segundo, a Toyota está no topo da lista, mas a Volkswagen está em segundo lugar, com US$ 8.073 (R$ 44.432). Ambos os grupos têm uma vantagem ampla sobre o terceiro colocado Daimler, mas mesmo a Nissan no final da lista ganha quase US$ 3.000 (R$ 16.511) a cada segundo.

Isto certamente coloca uma perspectiva diferente no mundo financeiro do negócio automotivo, mas não significa que estão nadando em dinheiro. Em 2020, a Toyota gastou mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) só para publicidade, e isso é só para os Estados Unidos. Gastar um pouco mais para colocar mais um hamburguer em seu Big Mac de repente não parece tão ruim, não é mesmo?

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