Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Toyota no segmento de médios esportivos, a versão GR do Corolla Hatchback promete surpreender quando chegar ao mercado. Especialmente preparada pela divisão de performance da empresa, a novidade estreará em 2022 e terá potência na casa dos 300 cv - bem acima do que vinha sendo especulado. Até então, a expectativa era de que entregasse 260 cv (mesma potência do GR Yaris vendido na Europa).

Sob o capô, o motor 1.6 turbo de 3 cilindros será o mesmo do primo, porém reprogramado para entregar ainda mais potência. O propulsor, inclusive, é considerado um dos mais potentes do mundo na categoria. O projeto incluirá ainda outras importantes modificações, tudo para fazer jus à sigla GR e tornar o hatchback um verdadeiro veículo de desempenho.

Toyota Corolla GR - Projeção

Nesse sentido, são esperados nova suspensão, sistema de freios aprimorado e conjunto de pneus retrabalhados. Além disso, o sistema de tração nas quatro rodas terá distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos. Chama atenção ainda o fato de a Toyota fugir da eletrificação e apostar em um motor puro movido apenas a gasolina - algo cada vez mais raro no segmento.

Ao que tudo indica, o Corolla GR chegará tanto aos mercados da Europa quanto aos Estados Unidos. O lançamento no Brasil, porém, está praticamente descartado, já que a carroceria hatchback não é oferecida por aqui. Ficaremos apenas a versão GR-S, baseada no sedã e focada apenas em alterações estéticas e aprimoramentos pontuais na suspensão.

Toyota Supra 2020

Supra manual vem aí

Além do lançamento do Corolla esportivo, a divisão GR da Toyota planeja colocar no mercado uma nova versão do Supra. A novidade, que certamente agradará os consumidores de perfil mais purista, será uma variante equipada com câmbio manual. Será oferecida a partir do ano que vem. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com