O último lançamento dos quatro prometidos pela General Motors no Brasil está chegando: é o novo Chevrolet Cruze RS, que está rodando em testes próximo da fábrica da GM em Rosário, na Argentina. A inédita versão do hatch médio é esperada para ser lançada no Brasil em dezembro trazendo um visual mais esportivo que as outras versões.

Mas vale frisar aqui que o novo Cruze RS não se tratará de uma versão esportiva de fato, mas sim um hatch “esportivado”, assim como é o Onix RS – primeiro modelo que recebeu recentemente a sigla aqui no Brasil. As imagens que ilustram esta nota embora pareçam ser de flagra, foram divulgadas oficialmente pela General Motors da Argentina. O Cruze RS aparece em movimento com camuflagem concentrada na parte dianteira, além de novas rodas com seções em preto.

Chevrolet Cruze RS - três quartos frente close
Chevrolet Cruze RS - três quartos traseira
Chevrolet Cruze RS - três quartos traseira close

A principal mudança que identificará o novo Cruze RS é o para-choque dianteiro, que deve seguir o mesmo estilo do modelo que era vendido nos Estados Unidos. O para-choque traz um novo desenho e preenchimento em preto nas extremidades na região onde fica os faróis de neblina - que mudam de formato e ficam mais horizontais. Uma faixa em preto também deve passar por baixo da entrada de ar frontal, enquanto a sigla RS deverá ser posicionada no lado esquerdo – repare que o logotipo está coberto por ali.

Já a tradicional gravata da Chevrolet poderá aparecer preta em vez de dourada, enquanto o contorno da grade deve seguir cromada, apesar de ser possível de a GM adotar outro tipo de acabamento para o Cruze RS que será vendido no Brasil e na Argentina. As rodas ainda não são possíveis de visualizar, pois o carro foi fotografado em movimento, mas esperamos que seja o mesmo conjunto de 18 polegadas do modelo que já saiu de linha nos EUA. Atrás muda pouco: são previstos o spoiler traseiro (menor que o modelo americano) e o logotipo preto na tampa.

Como é uma versão de apelo esportivo restrito apenas ao visual, o Cruze RS vai manter o eficiente motor 1.4 turbo, que rende 150 cv a 5.200 rpm e 24,5 kgfm de torque a 2.000 rpm quando abastecido com etanol. Assim como as demais versões, esse motor vai trabalhar junto do câmbio automático de 6 marchas. Espere pelos mesmos equipamentos que foram adicionados na linha 2022, como navegador por GPS de série.

Por fim, se a Chevrolet seguir a mesma lógica aplicada no Onix RS, o novo Cruze RS deverá se manter como uma opção intermediária na gama, ficando posicionada entre as configurações LTZ e Premier. Com isso, ele deve ficar com preço na faixa dos R$ 150 mil, pois a LTZ custa atualmente R$ 144.570 e a Premier R$ 157.130.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com