A Honda já definiu a data de estreia daquele que será um de seus últimos grandes lançamentos neste fim de ano: o tão falado SUV compacto sucessor do WR-V. Chamado extra-oficialmente de ZR-V, o modelo será apresentado no próximo dia 11, quinta-feira, e começará a ser vendido em 2022. Será construído sobre a plataforma do City e posicionado abaixo do BR-V, que tem 7 lugares e foi recentemente lançado em mercados da Ásia.

A marca tem criado bastante expectativa no público com a divulgação de teasers, sugerindo design com pegada esportiva e alinhamento à identidade estética dos mais recentes lançamentos. A carroceria será bastante vincada e, na traseira, esboços já adiantam lanternas iluminadas por diversos micropontos de LED e interligadas por uma barra horizontal. A dianteira, por sua vez, terá faróis integrados à grade e LEDs pontiagudos.

Honda ZR-V - Teaser
Novo SUV Honda - Teaser

O nome ZR-V vem sendo bastante cogitado, sendo a letra Z referência direta à chamada "geração Z" (grupo de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010). Esta parcela de público, essencialmente formada por jovens, será o principal alvo da Honda. O comprimento deverá ficar entre 4,05 e 4,10 metros para não invadir o espaço do BR-V e, ao mesmo tempo, conservar o porte do WR-V atual.

Sob o capô, são esperados motores 1.0 turbo a gasolina, 1.5 aspirado ou 1.5 turbodiesel de 100 cv. Dependendo do caso, o câmbio poderá ser manual ou automático do tipo CVT. A priori, o foco do modelo será voltado para mercados da Ásia, mas a chegada a países emergentes de outras regiões também é uma possiblidade. Não à toa, o lançamento no Japão também vem sendo bastante especulado.

E no Brasil?

No mercado brasileiro a estreia ainda não foi confirmada, mas certamente seria o carro ideal para ficar abaixo do novo HR-V 2022, que ficou mais refinado e chegará por aqui mais caro. O fim da produção nacional do Civic também poderá ajudar a abrir espaço na fábrica. A conferir.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com