Prometido para o nosso mercado ainda em 2021, o Chevrolet Equinox reestilizado ficou sem ser fabricado por meses. Culpa da falta de semicondutores, que continua afetando a indústria. A boa notícia é que as fábricas no Canadá e México, responsáveis pelo SUV médio, voltaram a montá-lo No entanto, uma segunda linha de montagem mexicana só vá retomar a operação no dia 22 de novembro.

Sem chips, a General Motors teve que tomar uma decisão e decidiu deixar de lado o Chevrolet Equinox para usar os componentes em veículos mais caros (e, portanto, mais lucrativos), como as picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra, ou SUVs grandes como Tahoe. Esta decisão fez com que os estoques do Equinox nos EUA despencassem para menos de mil unidades nas concessionárias no início de outubro.

Chevrolet Equinox 2021
Chevrolet Equinox 2021
Chevrolet Equinox 2021

É a segunda vez que o Equinox enfrenta problemas desde que a versão reestilizada foi apresentada no início de 2020. A pandemia forçou o adiamento do lançamento comercial nos EUA para este ano, junto com outras renovações, como o Bolt. Não durou muito tempo em linha e começou a sofrer paradas na produção até que as fábricas foram paralisadas completamente.

A reestilização fez com que o Equinox ficasse mais próximo do Blazer, alterando a grade dianteira e os faróis. A iluminação foi dividida por uma barra cromada, deixando a linha em LED na parte superior, enquanto o conjunto normal fica abaixo. No caso da grade, a fabricante reduziu levemente o seu tamanho, aumentando a passagem de ar no para-choque redesenhado. Tanto a traseira quanto o interior não foram modificados.

Terá mais novidades no pacote de equipamentos. Nos Estados Unidos, o SUV passou a trazer itens como câmera de ré, faróis automáticos, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa de série, ao invés de fazer parte de um pacote opcional. Ainda tem mais tecnologias como câmera 360°, assistente de estacionamento automático, controle de cruzeiro adaptativo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e mais, mas todos por um custo extra. Como o Equinox atualmente é vendido somente na versão Premier, a GM deve montar um pacote especial para o Brasil com alguns destes itens sem custo adicional.

Chevrolet Equinox RS 2021

Uma mudança importante que aconteceu nos EUA e já foi antecipada no Brasil é o fim da oferta do motor 2.0 turbo de 262 cv compartilhado com o Camaro. Ou seja, o utilitário só terá o 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm, sempre trabalhando em conjunto com uma transmissão automática de 6 marchas e com a opção de tração dianteira ou integral.

Procurada, a General Motors afirma que o cronograma para o Chevrolet Equinox no Brasil não mudou e que a apresentação ainda acontecerá neste ano. A empresa ainda não comenta se irá apenas mostrar o veículo e fazer uma pré-venda, ou se o SUV médio estará disponível no país ainda em 2021.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com