A Volkswagen deverá ampliar o portfólio do Nivus com o lançamento de uma nova versão de entrada. A novidade será lançada primeiro na Argentina e foi confirmada recentemente pelo diretor comercial do grupo Volkswagen no país, Martín Massimino. “Antes do final do ano lançaremos o Nivus 170 TSI na Argentina como a nova versão de entrada, com equipamentos mais limitados e um preço mais acessível", disse.

Como diz o próprio nome, a nova versão terá como principal diferencial a motorização com potência reduzida. Será usada uma versão mais branda do conhecido motor 1.0 TSI, neste caso com 101 cv a 5.000 rpm e cerca de 16,8 kgfm de torque a 1.500 rpm. O "170" faz referência ao torque em Nm, que neste caso é de 165 Nm. Ao que tudo indica, a VW preferiu arredondar dos números para soar melhor no marketing.

A configuração do propulsor é a mesma usada pelo finado Up! Pepper, que vinha sempre equipado com câmbio manual de 5 marchas. A transmissão do Nivus 170 TSI ainda é uma incógnita, podendo ser a mesma do extinto compacto ou ainda a caixa automática de 6 marchas usada nas versões mais caras com motor mais potente.

Para efeito de comparação, o Nivus nas versões 200 TSI entrega no Brasil 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque. No mercado argentino são apenas 116 cv, já que por lá o modelo consome apenas gasolina, enquanto a versão comercializada no Brasil é flex e pode ser abastecida tanto com etanol quanto com o combustível derivado do petróleo.

Conforme divulgado pelo próprio chefão da VW Argentina, o Nivus 170 TSI será menos equipado que os demais. Deverá estrear no país em um acabamento batizado de Trendline com lista de itens de série reduzida na comparação com o Comfortline. No Brasil, onde o Nivus é produzido e exportado para Argentina, o lançamento da versão ainda não foi confirmado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com