Mal chegou no Brasil em sua segunda geração, o Hyundai Creta já vai mudar lá fora. Depois de ter algumas fotos divulgadas oficialmente pela marca sem que muitos detalhes fossem revelados (como é padrão nos famosos teasers), eis agora uma projeção muito bem feita do SUV compacto, que terá visual inspirado nos atuais Tucson e Santa Cruz. Sua estreia mundial está prevista para dia 11 de novembro, no Salão do Automóvel da Indonésia.

A foto que abre esta nota foi cedida pelo perfil automotivo no Instagram @cruise_control_21, que mostra de forma bastante clara como ficará a primeira reestilização de meia-vida do Hyundai Creta. Apesar de ter sido lançado há poucos meses aqui no Brasil, a segunda geração do SUV compacto já existe no exterior desde 2019, o que explica a chegada do 1º facelift em breve. No geral as principais mudanças serão aplicadas na dianteira, que traz desenho totalmente diferente em relação ao modelo atual, sendo ainda bem menos polêmica.

 

A projeção do novo Creta teve como base uma configuração mais simples: basta reparar nas rodas de aço de menor tamanho e com calotas, bem como a ausência de cromados ou detalhes em prata. A grade é pintada de preto e não conta com nenhum acabamento adicional, enquanto nas laterais segue tudo igual ao modelo vendido atualmente no Brasil.

HyundaI Creta base de projeção
Creta usado como base para projeção
Hyundai Creta 2022 facelift - projeção
Projeção do facelift do novo Hyundai Creta

Voltando ao design em si, o novo Creta reestilizado terá um estilo mais convencional do que o modelo atual, que traz faróis recortados e capô alto. O novo pega a linguagem de design dos atuais Tucson e Santa Cruz, caracterizado pelos faróis principais posicionados nas extremidades do para-choque e as luzes diurnas de LED alocadas logo acima junto ao capô – este também redesenhado e com formato mais arredondado. A grade dianteira tem formato de asa e abriga os faróis, os deixando mais escondidos quando estão desligados. Já os faróis de neblina ficam nas extremidades do para-choque e foram deslocados mais para cima.

Novo Hyundai Creta - Teasers
Novo Hyundai Creta - Facelift
Novo Hyundai Creta - Teasers

Para não passar em branco, as laterais vão receber novas rodas de liga-leve remodeladas de acordo com cada versão. Já a traseira não vai mudar muito como a dianteira, como adiantado pelas imagens de flagra e esboços divulgados pela Hyundai até agora. Isso significa que o novo Creta terá o mesmo visual do Creta vendido no Brasil e na Rússia, com as únicas alterações ficando para detalhes na tampa do porta-malas, que ganhará novos vincos na parte de cima (como se não bastasse os diversos vincos atuais).

Novo Hyundai Creta reestilizado - Flagra

Na cabine você pôde ver ontem aqui no Motor1.com que o novo Creta vai ganhar um novo painel de instrumentos de 10 polegadas 100% digital configurável, que substituirá o atual de 7”, que ainda tem os marcadores de combustível, temperatura e conta-giros analógicos. No novo painel, todas as funções serão exibidas no display digital. Por fim, o SUV compacto da Hyundai receberá ainda novos revestimentos, cores no painel e manopla de câmbio redesenhada.

De acordo com o site GaadiWadi, a apresentação mundial do novo Creta será dia 11 de novembro durante no Salão da Indonésia, o Gaikindo Indonésia International Auto Show. A estreia do SUV reestilizado na mostra daquele país tem um motivo especial, pois o Creta será o modelo responsável por inaugurar a nova fábrica da Hyundai na Indonésia. E se você gostou mais deste novo Creta do que o modelo recém-lançado no Brasil, saiba que o utilitário vai demorar para chegar por aqui, algo que deve acontecer somente em meados de 2024.

Atualização*

A foto de abre não se trata de um flagra, mas sim de uma projeção (muito bem executada por sinal) baseada no Creta pré-facelift. Confirmamos com um colega jornalista da Índia que a imagem é uma montagem, não um flagra real do novo Creta. Agradecemos também ao alerta dado por alguns leitores.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com