Embora tenha sido descontinuado em mercados importantes como Estados Unidos e Brasil, o Ford Fusion parece ter futuro mais do que garantido em outras regiões. Flagras recentes já mostraram que a Ford desenvolve uma nova geração para o três-volumes e, ao que tudo indica, países selecionados serão contemplados com a novidade. É o caso da Europa, onde o modelo é vendido como Mondeo, e da China, onde sedãs têm clientela cativa.

O flagra da vez - curiosamente captado nos Estados Unidos - é o mais revelador até agora. Confirma que a linguagem de design será a mesma do crossover Evos vendido na China, porém com formato mais tradicional e carroceria no estilo três-volumes. A dianteira terá linhas agressivas, com conjunto óptico dividido e ampla grade com elementos do tipo colmeia. De perfil, destaque para as maçanetas retráteis e os retrovisores apoiados nas portas.

Novo sedã sucessor do Fusion
Novo sedã sucessor do Fusion
Novo sedã sucessor do Fusion

Pela primeira vez, a traseira deixa à mostra detalhes importantes do desenho, especialmente o formato das lanternas. As peças serão interligadas e prometem efeito visual bastante chamativo, especialmente à noite. Destacam-se ainda as saídas duplas de escapamento - salientes e nada discretas, mas de uso apenas provisório. No geral, a carroceria tem pegada imponente, dianteira elevada e porte que lembra a mudança de perfil que a Citroën fez no C5, agora C5 X.

O interior não aparece nas fotos, mas deve seguir o padrão dos lançamentos mais recentes da marca. Nesse sentido, tudo aponta para um painel com quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas pareado com a tela do sistema de entretenimento, formando uma peça única na horizontal. No Evos chinês, o esquema mede 1,1 metro de largura e tem resolução 4K.

A motorização ainda é desconhecida. Rumores indicam que o conjunto adotado será híbrido e provavelmente emprestado de outros modelos da marca, como o Escape Hybrid. Motores tradicionais a gasolina também devem ser oferecidos em alguns mercados. O lançamento está programado para o segundo semestre de 2022, com vendas na sequência.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com